Presente nos Estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e norte de Minas Gerais a caatinga é o único bioma genuinamente brasileiro, abrange uma área de cerca de 734.478 km² e apresenta temperaturas que variam entre 25°C e 29°C. A região que é habitada por certa de 20 milhões de brasileiros é também cenário que acolhe os rios São Francisco e Parnaíba.
Sua flora é formada por espécies xerófitas (formação seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caducifólias (que perdem as folhas em determinada época do ano) totalmente adaptadas ao clima da Caatinga. A fauna por sua vez é bem diversificada, composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorro-do-mato, arara-azul (ameaçada de extinção), sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba e o sagui-do-nordeste.
A formação rasa e pedregosa do solo faz com que a região seja rodeada por vários tipos de rochas. É possível ainda encontrar verdadeiros oásis no meio do deserto, mesmo em épocas de seca intensas. Os brejos, como são chamados, são locais ricos em nutrientes e bastante propícios ao cultivo e à subsistência de variadas espécies animais.
Dia da Caatinga - Por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em decreto assinado em 2003, foi decidido que o dia 28 de abril é oficialmente o Dia Nacional da Caatinga.
Fonte: Ascom / Inema
0 comentários :
Postar um comentário