Apresentação do Grupo Casa Verde, espetáculo infantil, palestra e literatura estão na agenda do fim de semana do Palacete das Artes (Ipac/Secult)
O Palacete das Artes (órgão vinculado a Secult/Ipac) convida o público baiano a participar de um fim de semana com muita música, teatro e literatura. As ações encerram a agenda da 13ª Semana de Museus, que desde a segunda-feira(18) tem apresentado diversas atividades ligadas ao tema “Museus para uma sociedade sustentável”.
No sábado (23 de maio) será realizado o projeto Trocando Palavras especial. Das 14h às 19h, haverá a tradicional troca de livros. Às 15h, o ambientalista e cartunista Paulo Serra, fará a palestra “Padrões de produção, consumo e sustentabilidade”. Às 16h, a literatura toma conta da pauta, com a apresentação do sarau prosa e poesia e relançamento do livro “Damário Dacruz”, de Mariana Paiva. A obra, lançada pela Assembleia Legislativa (Coleção Gente da Bahia), trata da biografia do poeta, jornalista e fotógrafo, que construiu a maioria de suas obras no Recôncavo baiano. À partir das 17h, com sessão também às 19h, a criançada toma conta do jardim do Palacete para assistir ao espetáculo infantil “O Mundo de Dentro”. Em cartaz até o dia 24 de maio, com apresentações sextas, sábados e domingos, nos mesmos horários, a peça foi contemplada pelo edital "Arte em toda parte", da Fundação Gregório de Mattos/Prefeitura de Salvador e tem entrada gratuita.
Para dar início a um domingo de grandes atrações, o Palacete promove, às 8h30, uma aula gratuita de yoga, com a professora Carla Dantas. Um pouco mais tarde, às 15h, entra no palco o grupo Casa Verde, vencedor do Prêmio Dorival Caymmi de Música, na categoria instrumental com a canção ‘Noite Cinza, Dia Anil’, de composição de Daniel Neto. Com formação instrumental inusitada, numa união entre repertórios que vem do Regional do Choro e do Forró, o grupo se formou a partir de encontros no pátio, nas salas e arredores da Escola de Música da Ufba, bem como rodas de Choro em Salvador. Busca explorar ritmos populares brasileiros, estruturas da música erudita acadêmica, a improvisação tonal/modal ou livre, assim como a desconstrução formal beirando o abstracionismo influenciado pela Arte Contemporânea e o Free Jazz. Sua formação conta com os instrumentistas Ivan Sacerdote (Clarineta e Clarone), Daniel Gomes Neto (Voz e Acordeom), Uru Pereira (Fagote), Sebastian Notini (Percussão) e Mario Soares.
Entre uma atração e outra, o público poderá conferir os últimos dias da exposição “Narrativas Poéticas” (Coleção Santander). A mostra, em cartaz até 31 de maio, apresenta 52 obras, de 34 artistas, acompanhadas por 48 poemas de 25 poetas. Destacam-se pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo brasileiro. A curadoria, assinada por Helena Severo, traz Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Gilvan Samico, Cícero Dias, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake e também trabalhos recentes, de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis. Entre os poetas destacam-se três baianos: Gregório de Mattos, com A Instabilidade das Coisas do Mundo, que entra especificamente para a edição em Salvador, Waly Salomão, com Persistência do Eu Romântico, e Castro Alves, com Hebréia.
Confira a programação completa da 13ª Semana de Museus no site www.dimusbahia.wordpress.com
Palacete das Artes
Rua da Graça, 284 – Graça
71 3117 6910/6986
www.palacetedsartes.ba.gov.br
assessoria: 71 9974 5858 (Cleide Nunes)
Visitação: Terça a sexta, das 13h às 19h/Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
0 comentários :
Postar um comentário