Guido Araújo é homenageado em mostra que acontece em 14 cidades.
Evento marca 80 anos de vida do cineasta e 40 anos da Jornada de Cinema da Bahia.
A importância de Guido Araújo para o cinema na Bahia será reconhecida através de uma mostra realizada em homenagem ao cineasta, com programação em vários municípios do estado. A mostra será aberta no domingo, dia 24 de maio, na Sala Walter da Silveira, em Salvador, com seis filmes de curta-metragem de autoria do cineasta baiano. No dia 7 de junho, será uma das atrações na abertura do Festival de Cinema Baiano (Feciba), em Ilhéus.
Os trabalhos reunidos nesta mostra são "Maragojipinho" (1968), "Feira da Banana" (1974), "A Morte das Velas do Recôncavo" (1975), "Festa de São João no Interior da Bahia" (1977), "Raso da Catarina" (1984) e "Lambada em Porto Seguro" (1990). Os filmes selecionados ressaltam aspectos da cultura e tradição da Bahia, ameaçados de desaparecimento, além de evidenciar questões sociais e problemas ecológicos.
O evento, além de homenagear os 80 anos de vida do cineasta, marca os 40 anos da Jornada de Cinema da Bahia, criada por Guido Araújo nos anos 70 e um dos acontecimentos cinematográficos mais importantes do pais na época. Guido foi também cineclubista e professor, formador de toda uma geração de cineastas baianos.
Os documentários de curta-metragem incluídos nesta mostra participaram de numerosos festivais e foram aclamados no Brasil e mundo afora. Alguns deles, como “Por exemplo: Caxundé”, premiado no Festival do Rio, em 1977, foram de realização coletiva, no constante empenho de ensino do cinema que moveu também outros projetos seus. Entre os co-diretores estão os ainda jovens Fernando Belens e Pola Ribeiro.
Programação
Dias 24 de maio
Sala Walter da Silveira
17h
25 de maio
Sala Walter da Silveira
19h
Dia 27 de maio
18h30
Mucuri
Dia 30 de maio
19h
Inhambupe
Dia 7 de junho
Ilhéus
Abertura do Feciba
Dias 2 e 9 de junho - Circuito popular de Cinema e Vídeo (Projeto da Diretoria de Espaços Culturais, da Secult)
Exibição simultânea, às 19h, em 17 pontos de cultura no interior do estado, nas seguintes cidades:
Valença
Porto Seguro
Feira de Santana
Alagoinhas
Santo Amaro
Juazeiro
Jequié
Mutuípe
Guanambi
Grande Salvador e Subúrbio (Alagados, Plataforma, Boa Vista de Brotas e Casa da Música - Itapoã)
0 comentários :
Postar um comentário