A versão digital do disco está lançada em todas as plataformas de venda online e streaming. O show em São Paulo é gratuito.
Os fãs de Guizado têm muito o que comemorar. O aguardado show de lançamento digital de seu terceiro disco - O Voo do Dragão - será nesta sexta-feira, 15 de maio, no Itaú Cultural. O álbum já está disponível nas principais plataformas de compra online e streaming.
Nesta nova fase, o artista está fortemente influenciado pela cultura oriental. O trompetista e compositor andou lendo livros como A Arte da Guerra, de Sun Tzu e assistindo filmes como Operação Dragão, do Bruce Lee e Ghost Dog: The Way of the Samurai, de Jim Jarmusch, enquanto buscava novas formas de composição para este álbum.
Desde os nomes das oito faixas até a arte da capa, feita pelo artista japonês Atsuo Nakagawa, tudo o que permeia a cabeça de Guilherme Mendonça, agora, é o universo nascente. Para transformar toda essa bagagem intelectual em trilhas sonoras arrebatadoras munidas de beats inéditos e do imprevisível trompete – as grandes características de sua arte – Guizado chamou uma banda da pesada. Além do próprio, que assume trompete, programações eletrônicas (samples produzidos com a MPC e sintetizadores modulares) e arranjos, Allen Alencar toca guitarra, Thiago Duar assume os graves com o sintetizador baixo, Thiago Babalú está na bateria e Caetano Malta reforça a forte verve eletrônica do disco, assumindo um outro sintetizador, responsável pela harmonia de O Voo do Dragão.
O show que celebra o lançamento digital do álbum acontece em São Paulo, no Itaú Cultural, no dia 15 de maio. Além da banda citada, também sobem ao palco, como convidados especiais, Fernando Catatau (Cidadão Instigado) na guitarra e Thiago França (Metá-Metá) no sax.
Vale lembrar que duas faixas d'O Voo do Dragão - “Tigre” (explora os beats sintéticos de maneira intensa, com synths e bateria eletrônica) e “Toro” (onde o trompetista dá asas ao free jazz e só se utiliza de instrumentos orgânicos) – também estão disponíveis no Youtube oficial do artista. Além de tudo isso, os fãs também já sabem a respeito das cópias exclusivas e artesanais do álbum, que serão vendidas no show.
O Voo do Dragão é uma viagem que engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg e Stravinsky, compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, além de elementos do Punk Rock e Free Jazz. Guilherme Mendonça quebra paradigmas, consegue juntar skate com jazz, e amadurece ao mesmo tempo em que leva a música instrumental para os mais jovens.
Serviço Lançamento Digital - O Voo do Dragão
Data: 15/05 (sexta-feira)
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Horário: 20h
Ingressos: O ingresso é gratuito e retirado pelo público no local, com antecedência de 30 minutos do início do espetáculo.
Biografia:
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente nacional. Com três discos no currículo - Punx (Punx Records, 2008),Calavera (Punx Records / Trama, 2010) e O Voo do Dragão (Punx Records, 2015) – o trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Guizado é, hoje, o grande expoente do nu jazz produzido no Brasil.
O músico já passou pelos principais festivais do circuito nacional e internacional como: No Ar Coquetel Molotov (Recife), Goiânia Noise (2008), a versão brasileira do novaiorquino Nublu Jazz Fest (São Paulo), Roskilde Festival (Dinamarca), Festival Contato (São Carlos), entre outros.
Além do trabalho solo que lhe rendeu várias indicações e prêmios (como o Prêmio da Música Brasileira, em 2011), Guizado – ou Guilherme Menezes – assume o trompete nos shows de inúmeros artistas celebrados na música brasileira como Karina Buhr, Céu, Criolo, Nação Zumbi, Elza Soares, Arnaldo Antunes, entre outros.
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário