Hospital Martagão Gesteira será homenageado amanhã (14/05) em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia
Ação marca os 50 anos de fundação do hospital que é referência no atendimento a crianças no estado da Bahia
Nesta quinta-feira (14/05), o Hospital Martagão Gesteira será homenageado pelos deputados estaduais baianos. A ação acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e lembrará os 50 anos de fundação do hospital, completados no mês de março. O cuidado com as crianças é uma das missões do Martagão Gesteira, que se dedica à redução da mortalidade infantil. São atendidas em média 200 crianças (e seus familiares) por mês, vindas de diversas partes da Bahia.
Hospital Martagão Gesteira
A história do Hospital Martagão Gesteira se confunde com a história de dois grandes médicos pediatras e amigos: Joaquim Martagão Gesteira e Álvaro Pontes Bahia. Fundado no ano de 1965, o Hospital da Criança, como é chamado, foi o primeiro hospital pediátrico do Norte-Nordeste e o pioneiro nos mais importantes serviços de assistência voltados à criança, a exemplo do serviço de Onco Pediatria.
O Hospital, cujo nome foi dado por seu fundador, Álvaro Bahia, em homenagem ao amigo, Dr. Martagão Gesteira, é a mais importante criação da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição criada na década de 1920 e que teve papel fundamental para a redução da mortalidade infantil na Bahia.
É fruto do sonho inabalável de Álvaro Bahia, que lutou durante 18 anos para a sua construção, mobilizando a classe médica, a sociedade baiana e as autoridades de saúde, nos âmbitos municipal, estadual e federal. O pediatra, que dedicou a vida à medicina, planejou o hospital em seus mínimos detalhes. Morreu sem que o hospital fosse inaugurado.
Ao longo dos seus 50 anos, o Hospital Martagão Gesteira vivenciou momentos áureos e de grande crise financeira. Hoje a instituição é referência na saúde infantil, reunindo mais de 20 especialidades voltadas para a criança. São mais de 500 atendimentos diários, com destaque para os tratamentos complexos, como Oncologia, Neurocirurgia e Cardiologia.
0 comentários :
Postar um comentário