Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Médico alerta sobre os riscos do tabagismo

No Brasil são registradas atualmente 200 mil mortes decorrentes do fumo, com aproximadamente 5.000 mortes na Bahia.


No domingo (31) foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 para conscientizar a população dos malefícios do cigarro na saúde dos fumantes e fumantes passivos. 

Existem 2 bilhões de fumantes no planeta e, apenas no século vinte, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que a epidemia de tabagismo matou 100 milhões de pessoas. O mundo gasta com o tabagismo 200 bilhões de dólares por ano, metade deste gasto nos países em desenvolvimento. 

“O fumo contribui com a pobreza do indivíduo e seus familiares, porque os fumantes têm maiores chances de adoecerem, perderem produtividade e renda. Este ciclo vicioso só pode ser resolvido com a abstenção do fumo”, destaca o chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital Santa Izabel, Guilhardo Fontes Ribeiro.

Segundo ele, o Brasil tem sido um exemplo para o mundo no controle do tabagismo. “Em 1989, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía 34,8% de fumantes. Atualmente a prevalência caiu para 11,3%. A meta do Ministério da Saúde é chegar em 9%, em 2022”, diz.

Ainda de acordo com o médico, no Brasil são registradas atualmente 200 mil mortes decorrentes do fumo, com aproximadamente 5.000 mortes na Bahia.  

Doenças - Existem aproximadamente 50 doenças relacionadas ao fumo. Entre os tumores malignos está o câncer de pulmão, mais comum e letal, além dos tumores de laringe, boca, esôfago, bexiga e pâncreas. 

“Há ainda as doenças não tumorais, como infarto, angina, acidente vascular cerebral, halitose, envelhecimento precoce, infertilidade, impotência sexual precoce e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), no passado conhecida como bronquite e enfisema, que acomete sete milhões de indivíduos, registrando 35 mil mortes anuais”, explica o médico.

“O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Ainda existe o tabagismo passivo, que continua como uma importante causa de morte e doenças. Uma revista Americana, de 2015, publicou que 40% das crianças e 34% dos adultos são fumantes passivos, ocasionando 603.000 mortes anuais”, completa.

Tratamento - As doenças relacionadas ao fumo habitualmente têm evolução lenta e são diagnosticadas em fase avançada. Os sintomas dependem do órgão afetado. 

“O tratamento disponível é a reposição de nicotina, antidepressivo que diminui a vontade de fumar, e a vareniclina. O sucesso do tratamento em um ano é de 50%. O tratamento ideal seria a vacina contra nicotina que a impediria de chegar ao cérebro e liberar as substâncias do prazer, mas a vacina ainda esta em fase de testes”.

O Hospital Santa Izabel vem lutando contra o tabagismo ao longo dos anos, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, realizando trabalhos em praça pública, principalmente na periferia da cidade.

“Nestes trabalhos explicamos a vantagem em deixar de fumar e distribuímos folders sobre tabagismo. Os interessados em deixar de fumar são encaminhados para o centro de referência mais próximo da sua residência”, conta o médico.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑