Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ponto Cidadão de Rio Real inicia atendimento nesta segunda


A dona Hildete Barreto de Oliveira, 88 anos, foi uma das primeiras pessoas a comparecer na manhã desta sexta-feira (29) à inauguração do Ponto Cidadão de Rio Real, município que integra o Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, a 202 quilômetros de Salvador. Sua intenção foi conhecer a décima oitiva unidade do Ponto Cidadão da Rede SAC e se informar sobre a emissão da carteira de identidade: a sua é datada de 1975. “Estava planejando ir para Alagoinhas para trocar o meu RG, mas agora posso tirar aqui. Isso aqui foi lindo demais, porque vai ajudar a todos nós”, avalia a senhora, que hoje é costureira e esteve à frente do negócio da família, hotelaria.

Com capacidade para realizar 1,6 mil atendimentos mensais - sendo 660 deles para carteira de identidade (RG) e 440 para carteira de trabalho (CTPS) - o Ponto Cidadão de Rio Real conta ainda com a emissão de CPF e antecedentes criminais e com o atendimento da Previdência Estadual. Serão distribuídas trinta senhas diárias para cada um dos serviços, já a partir da próxima segunda-feira (1º de junho). A unidade vai estar aberta ao público de segunda a sexta, das 7h às 13h. 

De acordo com o secretário da Administração (Saeb), Edelvino Góes, o Ponto Cidadão hoje é referência entre as centrais de atendimento do país. “Este equipamento propiciou uma expansão da Rede SAC pelo interior do estado. Só para se ter uma ideia, em 2006, o SAC estava em 18 municípios; hoje, Rio Real é o 39º município a integrar a rede. Uma diretriz do nosso governador é aproximar cada vez mais seu governo do cidadão e, para isso, precisa interiorizar o seu governo. O momento de hoje é bastante valoroso, destacando a humanização dos serviços e o foco no cidadão”, pontua.

A carteira de identidade e a carteira de trabalho, documentos importantes para o exercício da cidadania, que antes levavam 90 e 30 dias para serem entregues em Rio Real, não terão prazo superior a quinze dias. A capacidade de atendimento para estes documentos também foi triplicada. “Então, temos a expansão do atendimento e uma redução do prazo de entrega, além do fato, de estarmos agregando outros serviços, que estarão concentrados no Ponto Cidadão”, completa Góes, que valorizou também a parceria com a administração municipal para a implantação do equipamento, além de toda a equipe técnica do SAC.

O prefeito de Rio Real, Orlando Brito de Almeida, referendou a ideia. “Este Ponto Cidadão é fruto de parcerias. Ele foi construído com recursos próprios do município, onde o Estado entrou com equipamento e pessoal. Nós estamos muito alegres por entregar mais uma obra ao povo de Rio Real, pois não vamos mais precisar acordar cedo para nos deslocarmos para outro município: teremos dois benefícios, o financeiro e a praticidade, especialmente para quem reside na zona rural”.

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, inclusive o deputado estadual Joseildo Ramos, que é natural da região. “O que está se materializado aqui é a atenção, o esforço do Estado de gerar a cidadania, um ato de pedagogia cidadã. Isso não tem preço, porque governo bom é aquele que está junto do seu povo. O povo realense tem à sua disposição o atendimento e a humanização deste serviço na sua própria terra e isso facilita para realense dizer que foi estimado e que tem orgulho de exercitar sua minha cidadania onde mora, além de acolher aqueles que estão no seu entorno”, finaliza. 

O Ponto Cidadão de Rio Real está situado na Rua Coronel Otávio de Souza Leite, 272, Centro, e irá atender aos mais de 40 mil habitantes do município, além de reforçar a presença do SAC em mais 21 cidades da região, que atualmente contam com os serviços prestados pelo SAC Alagoinhas e os Pontos Cidadão de Olindina e Inhambupe.  

Com a inauguração de hoje, a Rede SAC passa a contar com 56 unidades de atendimento em todo o território baiano, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 18 Pontos Cidadão, e três rotas do SAC Móvel, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento em todo o estado nos últimos oito anos. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑