Seleção masculina de basquete sub-15 da Bahia volta a fazer parte da elite nacional da modalidade.
A Seleção Baiana de Basquete masculina sub-15 conquistou o segundo lugar do Campeonato Brasileiro da categoria, encerrado nesta quinta-feira (13), em Curitiba, Paraná. O time baiano disputou a final com a Seleção de Santa Catarina, que venceu por 62 a 53 pontos. Com o desempenho que teve na competição, o time baiano quebra um tabu de uma década e volta a marcar presença na elite nacional do basquete. O investimento feito pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) no projeto Basquete de Alto Rendimento da Bahia é da ordem de R$300 mil.
“Essa conquista é fruto do investimento feito pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb. Depois de quase três anos do projeto Basquete de Alto Rendimento, começamos a colher os primeiros resultados”, comemora Marcelo Falcão, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Asbradec).
Em mensagem enviada ao diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, o presidente da Asbradec agradece o apoio recebido: “(...) quero dividir com o senhor uma felicidade imensa: a Bahia hoje, depois de 2 anos de projeto, consegue chegar à primeira divisão do brasileiro sub-15 masculino. Em 2016, estamos na elite do basquete nacional nesta categoria! Estou muito feliz e não poderia deixar de dividir este momento especial com aqueles que mais apoiaram o ressurgimento do basquete baiano”.
Projeto
Elias Dourado lembra que o projeto apoiado pelo Governo tem como principal intuito elevar o nível técnico das equipes de basquete e fazer com que, até o ano de 2016, todas as categorias da Bahia estejam na primeira divisão do basquete nacional. “Um ano antes deste prazo, os primeiros resultados já começam a surgir”, comemora o gestor de esporte.
Ainda em 2013, ano de início do projeto, todas as seleções de base, masculino e feminino, subiram da terceira para a segunda divisão. Outra conquista importante assegurada pelo apoio do Governo da Bahia foi a Casa do Basquete, inaugurada em 2014 e que funciona na sede da Adelba, em Patamares. “É neste espaço que acontecem os treinamentos e jogos das seleções de base sub-15 e sub-17, masculina e feminina da Bahia. Também ali realizamos clínicas, a exemplo da que aconteceu em março, com a presença do atual técnico da Seleção Brasileira, Rubén Magnamo”, informou Marcelo Falcão.
A realização de várias competições da modalidade esportiva também têm contribuído para melhorar a performance técnica dos jogadores de basquete da Bahia. Sempre com o apoio da Sudesb, a Asbradec e a Federação Baiana de Basquete (FBB) realizaram três edições da Taça Governador do Estado, que agrega equipes de diversas regiões da Bahia, além das clínicas de basquete com o técnico argentino basquetebol, Carlos Duro, com o coordenador técnico das seleções de base da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), André Germano, e com técnicos que atuam no Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA) do Esporte Clube Pinheiros (SP). Também merecem destaque dois eventos internacionais realizados ano passado: a Liga do Desporto Universitário (LDU) de Basquete 3x3 e o 2° Mundial Universitário de Basquete 3x3.
Campeonato Brasileiro sub-15
Iniciada em 8 de agosto, em Curitiba, a competição é considerada o maior torneio de base do basquete nacional. Durante oito dias, mais de 530 atletas representaram as 26 federações e o Distrito Federal, em busca do título do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Seleções Feminino e Masculino da 1ª, 2ª e 3ª Divisões.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e financiado com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
0 comentários :
Postar um comentário