O dia 21 de setembro é dedicado, no Brasil e no mundo, à doença de Alzheimer. O mal gera declínio cognitivo e acomete cerca de 10% da população mundial acima de 65 anos de idade. Em Salvador, acontece uma palestra sobre o convívio com pacientes com Alzheimer, discutindo estratégias de conduta dos familiares visando melhorar a qualidade de vida do portador da doença e familiares. O evento será realizado no Centro de Treinamento da CuidarMais Saúde, no Shopping Paulo VI, Pituba. A entrada é franca e os interessados podem se inscrever através do telefone (71) 3042-7010 ou 3042-7007.
O encontro será coordenado por Maria Ruth Rocha, diretora da CuidarMais e enfermeira de assistência domiciliar e pela terapeuta ocupacional Selma Favilla, ambas com larga experiência no atendimento a idosos no domicílio. No Brasil, segundo dados do IBGE, a ocorrência da Doença de Alzheimer está em torno de 1,5 milhões de indivíduos, com uma incidência de cerca de 100 mil novos casos por ano. O Instituto estima que, em 2050, 30% da população brasileira estará acometida por Alzheimer, o que significa 65 milhões de portadores.
De acordo com Ruth Rocha o objetivo do encontro no dia do Alzheimer “é informar sobre a doença que atinge largamente os idosos e orientar sobre cuidados que possam minimizar o impacto da doença”. A CuidarMais é uma empresa parceira da Associação Nacional de Gerontologia - ANG/BA, reconhecida pela entidade por sua expertise técnica-científica.
“A Associação tem por finalidade contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa brasileira, além de promover a aproximação e intercâmbio entre especialistas e entidades voltadas ao estudo e à pesquisa dos conhecimentos relativos ao idoso, visando a produção de conhecimento”, explica Ruth, que foi uma das fundadoras da ANG/BA e atualmente está à frente da Diretoria de Intercâmbios.
0 comentários :
Postar um comentário