As novidades movimentam com palestras sobre energias renováveis, luz, som e espaço, além do Talk Show ‘Qual a neura da ciência’, com o cientista Steves Rehen, foram os destaques, nesta quinta-feira (22), do primeiro dia da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até este domingo (25), na sede do Senai Cimatec. O evento gratuito é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e busca popularizar o campo de C&T, mostrando as novidades do setor.
Biomassa, energias eólica e solar foram os principais assuntos discutidos durante o painel ‘Energias Renováveis na Bahia’. "As biorrefinarias permitirão o empreendedorismo dos jovens na produção de produtos de alto valor agregado", disse o professor e superintendente da Secti, Luiz Pontes, que fez parte da mesa juntamente com Enedir Soares, da Gamesa, Osvaldo Soliano, da CBEM, Stéphane Pérée, da Enersol, e Daniel Kunz, representante do consulado da Suíça.
Na abertura no painel ‘Luz, Som e Espaço', a arquiteta Débora Barreto afirmou durante apresentação sobre acústica que “o som tem presença muito importante em nossas vidas”. Ela também falou sobre os reflexos que os ruídos podem ter no organismo, levando as pessoas a apresentarem distúrbio no sono, dor de cabeça, fadiga, perda de audição, entre outros.
Nelson Baumgratz, da InfoComm, lembrou a banda de rock Pink Floyd, com a famosa capa do CD que utiliza o espectro colorido da luz, para exemplificar sua fala. “Para trabalhar com luz, precisa haver uma sinergia entre conteúdo, espaço e tecnologia. Desta forma é possível comunicar algo rico”. Também participou da mesa explicando sobre o led azul, a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cristina Quintela.
Importância de exercícios físicos
O palestrante Steves Rehen abriu o Talk Show “Qual a neura da ciência” falando sobre a importância de praticar exercícios físicos. “Quanto mais exercícios físicos você faz, mais neurônios você tem e produz mais agente antienvelhecimento”. O cientista ainda ressaltou a importância do sono, principalmente durante a infância. “As escolas deveriam inserir um período de sono após o aprendizado. Isso aumentaria a capacidade de fixação do conteúdo”.
A SNCT está aberta a todos os públicos com palestras gratuitas até o sábado (24). As inscrições devem ser feitas pelo site da Secti. Para a feira tecnológica exposta no local não há necessidade de inscrição. Os visitantes podem ter acesso às principais novidades apresentadas por 35 expositores nas áreas de robótica, game, modelismo, drones, entre outros.

0 comentários :
Postar um comentário