Ferramenta já está em funcionamento e visa monitorar e gerenciar tráfego com agilidade e eficiência.
Mais um importante passo para melhoria da mobilidade em Salvador foi lançado pela Prefeitura nesta quinta-feira (1º), na sede da Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador), nos Barris. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador é uma moderna ferramenta de monitoramento e gestão do trânsito, capaz de orientar os profissionais da autarquia ao permitir o acompanhamento em tempo real das operações de tráfego e fiscalização. A cerimônia de lançamento com operação imediata do NOA contou com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, demais autoridades e funcionários da autarquia, que visitaram as instalações do núcleo.
O prefeito ressaltou que esta é a segunda das três principais ferramentas desenvolvidas pela Prefeitura para melhoria da circulação de pessoas e veículos na cidade. A primeira ação foi o Centro de Controle e Operações (CCO), que funciona na Semob, em Amaralina, e que já é considerado um sucesso ao ser integrado com o aplicativo CittaMobi. Já o NOA possibilita o acompanhamento imediato das situações de trânsito e atuação com agilidade nas áreas mais críticas de retenção do tráfego.
A terceira ferramenta, que deverá ser implantada no próximo ano, é o Centro de Operação Integrada (COI), fruto de uma contrapartida dos shoppings e que deverá integrar o CCO e o NOA, sendo assim um grande integrador de soluções de tecnologia na cidade e que contará com a participação de demais órgãos municipais.
Além de receber homenagens do fotógrafo Affonso Garrido e do agente de trânsito e artista plástico Raimundo Luz, mais conhecido como Aranha, o prefeito aproveitou para ressaltar o importante trabalho dos funcionários da Transalvador. “Até 2012, as pessoas olhavam para a Transalvador de forma negativa, e a culpa não era dos agentes. Havia falta de conexão entre gestores e funcionários. Hoje, procuramos valorizar a classe, inclusive escolhendo quadros técnicos para gerir o órgão. Se não fosse por todos os colaboradores do órgão, a Prefeitura não estaria dando passos tão largos como o NOA”, afirmou.
Funcionamento - De acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, o NOA já vinha sendo construído há dois anos e meio, com a colaboração dos técnicos do órgão. Todo o processo de monitoramento é feito por meio de sistemas, informações georreferenciadas, câmeras de monitoramento, comunicação rápida e eficiente via rádio e internet 4G, utilizando mão de obra qualificada. Cinquenta colaboradores se revezam no trabalho realizado no NOA durante 24 horas.
O novo núcleo possibilitará também o registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas que irão subsidiar o planejamento da autarquia daqui em diante. O NOA também irá conduzir a Transalvador na seleção dos pontos da cidade em que as ações são mais necessárias, a melhor forma de atuação da autarquia, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser alocados.
Operação assistida – Todas as atividades do NOA serão assistidas pela fornecedora dos equipamentos e serviços, contando com analistas de sistema e de suporte de rede. A medida engloba suporte ao uso e transferência de conhecimento, com treinamento e qualificação da equipe de supervisão da Transalvador para fins de qualificação no uso das tecnologias adquiridas para fiscalização de trânsito e transporte. Será disponibilizado técnico qualificado, com experiência comprovada, para suporte remoto e presencial, além de apoio aos servidores da Transalvador.
0 comentários :
Postar um comentário