Presentes devem mexer com a imaginação e permitir a interação – saiba como
Fazer do Dia das Crianças um momento para resgatar a infância e estimular a interação. Esta é a principal dica fornecida pelos profissionais para os pais aproveitarem melhor a passagem da data com os pequenos. E isto, segundo a psicopedagoga Larissa Machado, começa na escolha do presente.
Conforme explicou Machado, que é vice-diretora da Escola Tempo de Criança - onde trabalha com crianças de 1 a 10 anos de idade - muitas vezes, o brinquedo mais “caro”, justamente por ser dotado de alta tecnologia, não permite muita exploração por parte da criança, são poucas as possibilidades de manuseio, o que veta a fantasia.
“O brinquedo logo se esgota e em nada é aproveitado para o desenvolvimento da criança”, destaca a psicopedagoga completando que, por isto, os brinquedos que são inacabados, que permitem uma interação maior da criança, mexem com o cognitivo, o emocional, que estimulam o movimento são mais aconselhados.
Larissa Machado ainda fornece dicas voltadas para a faixa etária dos meninos e meninas que estarão sendo presenteados na próxima segunda, 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. Os pequeninos, de até 3 anos, por exemplo, quem quiser presentear de forma saudável, deve buscar opções que estimulem a fantasia, o faz de conta, a interação, a distinção entre o bem e o mal.
Pros que possuem entre 5 e 6 anos uma dica é o jogo de regras, que faz a criança jogar com o outro e se colocar no lugar do outro bem como o jogo de memória. A faixa etária acima de 7 aproveita melhor do presente quando este traz uma compreensão da dinâmica da sociedade. “O jogo da vida, Banco Imobiliário são exemplos”, cita colocando que o ingrediente do mistério também é interessante para o desenvolvimento nesta fase.
Segundo a psicopedagoga, cabe também aos pais tornar o Dia das Crianças um momento de interação, de estar com os filhos e resgatar a infância. “É uma forma de fugir do apelo comercial e fazer com que a data não seja apenas uma simples entrega de presentes”.
0 comentários :
Postar um comentário