O hoje chamado Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva (SED-CHD) Prof. Dr. Igelmar Barreto Paes nasceu, praticamente, junto com o Hospital Geral Roberto Santos. No dia 5 de março, o HGRS completou 36 anos de sua inauguração, enquanto o SED completa 35 anos de fundação no dia 3 de outubro. Para marcar a data, a equipe do Serviço confraterniza amanhã, dia 2, em almoço precedido do descerramento de uma placa comemorativa.
O evento acontece ao meio-dia no próprio SED-CHD, no andar térreo do HGRS, próximo à rampa de acesso à Emergência Adulto, junto ao Ciave. Criado com os objetivos de oferecer assistência especializada de qualidade, formar profissionais com o programa de Residência Médica e estimular a pesquisa nas áreas de Gastroenterologia e Hemorragia Digestiva, o SED foi fundado em outubro de 1980 por Igelmar Paes e, na ocasião, era um dos primeiros serviços no País com grande experiência em esclerose das varizes de esôfago.
Mais tarde, o Serviço de Endoscopia Digestiva passou a oferecer exames de colonoscopia e, depois, de CPRE – Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, procedimento para diagnosticar problemas do fígado, vesícula biliar, dutos biliares e pâncreas. Nos últimos quatro anos, incorporou novas técnicas, como ecoendoscopia, cápsula endoscópica e enteroscopia, e tornou-se referência de serviço público de endoscopia em terapêutica endoscópica. Em 1998, foi inaugurado o Centro de Hemorragia Digestiva (CHD), um marco importante na assistência de pacientes com hemorragia digestiva.
Referência
Hoje, o SED-CHD é também uma referência em formação de profissionais médicos em gastroenterologia e endoscopia digestiva com o programa de Residência Médica e publica anualmente, nos congressos da especialidade, trabalhos científicos de relevância nas afecções do aparelho digestivo, e continua buscando oferecer uma boa assistência aos pacientes, formando profissionais e contribuindo com pesquisa básica na aérea da gastroenterologia e endoscopia digestiva.
“O grande diferencial para este sucesso como unidade publica é a dedicação do seu fundador e o compromisso dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Estamos todos de parabéns e esperamos receber ainda mais apoio para aprimorarmos, a cada dia, a qualidade deste serviço”, avalia o coordenador médico, Marcos Clarêncio da Silva.
FOTOS: Procedimento de ecoendoscopia no SED-CHD, conduzido por Marcos Clarêncio e o médico paulista Celso Ardengh
0 comentários :
Postar um comentário