Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Arte e conforto em seu gabinete


Inspire-se no ambiente projetado pelo arquiteto Wesley Lemos para a Casa Cor Bahia 2015 e crie um espaço repleto de aconchego e personalidade para o trabalho em casa

Móveis planejados, estantes moduladas, iluminação fria e aparatos tecnológicos. Quem disse que o home office tem que ter ares corporativos e estar focado especialmente na funcionalidade? Coordenando peças clássicas herdadas da vovó com mobiliário contemporâneo e objetos de arte, é possível criar um verdadeiro refúgio para você desenvolver suas atividades profissionais e se entregar a uma boa leitura no aconchego do lar. Afinal, assim como os demais cômodos da casa, o ambiente de trabalho deve estar em sintonia com a sua personalidade e o seu estilo de vida.

Conectado com o lifestyle contemporâneo, o arquiteto Wesley Lemos coordena diferentes matérias-primas e referenciais estéticos distintos para criar um gabinete funcional, acolhedor e repleto de identidade. Tudo muito bem orquestrado para homenagear a primeira-dama do Estado da Bahia, Aline Peixoto, durante a edição 2015 da Casa Cor Bahia.

“Aliando design, funcionalidade e conforto, criamos um ambiente de trabalho e leitura para o lar da nossa homenageada. O espaço foi projetado para acolher a mulher contemporânea, ícone de sucesso profissional, de dedicação à família e de engajamento social. Esposa carinhosa, mãe zelosa, profissional admirável e cidadã engajada, Aline Peixoto é a síntese da jovem atual, que trabalha, cuida do lar, dos filhos e do marido, mantêm-se conectada com o mundo das artes, moda e decoração e não descuida de suas responsabilidades sociais. Tudo sem perder o frescor, a delicadeza e jovialidade”, pontua Lemos.

Essas qualidades guiaram o profissional na concepção do gabinete e na seleção dos elementos que compõem o espaço. Inspirado pela obra do designer Cristian Llaigre, marcada pelo requinte lapidado em matérias-primas brutas e naturais, o profissional imprimiu ares sofisticados a elementos robustos, empregando um sotaque francês ao décor. Assim, a atmosfera clássica, com perfume romântico, predomina no ambiente de 14 m² que preserva a estética original do Solar das Rosas, palacete erguido em Salvador no primeiro quarto do século XX. É neste lugar de arquitetura encantadora onde acontece, até 8 de dezembro, a 21ª edição baiana do principal evento de decoração da América Latina.

Para ressaltar a beleza original do lugar e criar um ambiente repleto de identidade, o arquiteto restaurou os entalhes em madeira e gesso, seguindo técnica e cores recomendadas pelo IPAC, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Os detalhes em dourado e ocre, originais do casarão projetado pelo italiano Rossi Baptista, foram mantidos, assim como os tons suaves das paredes e teto que, sob o olhar de Wesley Lemos, ganharam contornos ainda mais delicados com o duo rosa envelhecido e azul empoeirado. Outro destaque do design de interiores é o piso em mosaico, que o profissional fez questão de preservar e evidenciar.

Mantendo os traços originais da arquitetura eclética que caracteriza o imóvel, Wesley Lemos usou elementos de estéticas distintas para criar um ambiente moderno e funcional, com pinceladas de tradição, arte e feminilidade. Neste gabinete, o contemporâneo, expresso essencialmente no design italiano do mobiliário da Casual, convive com o clássico, presente nos traços arquitetônicos e nas mobílias de inspiração francesa do Armazém de Época. Sofá-chaise de linhas retas e cadeiras giratórias em formas orgânicas fazem contraponto com o mobiliário antigo em madeira, ferro e pedras, em um layout prático e confortável.

Aqui, o clima intimista é evidenciado pelo uso de iluminação indireta e decorativa. Abajur em cristal Murano e lustre em cristal Murano black com pó de ouro, ambos da Venexino, contrapõem-se com luminária em metal para leitura e luminária de chão em fibra de vidro, criando focos de luz pontuais e acolhedores. O ecletismo revela-se também na seleção das obras de arte. Gravuras de Carybé e fotografias de Xico Diniz dividem espaço com o óleo sobre tela de Rafael Gonzales, novo talento da arte baiana, proveniente do litoral Sul.

Assim, Wesley Lemos revela que é possível criar um home-office belo, funcional e aconchegante sem precisar renovar todo o mobiliário, nem realizar grandes reformas. Com bom senso e bom gosto, basta restaurar e repaginar os elementos arquitetônicos mais expressivos, incorporá-los ao décor e coordenar as peças de família com mobiliário e objetos recém-adquiridos e obras de arte. O resultado é um ambiente acolhedor e cheio de estilo. E o melhor: com a sua cara!



Elementos de destaque na decoração:

·         Lustre em cristal Murano black com pó de ouro da Venexino - inspirada nos lustres de estilo clássico, a peça contemporânea confere luxo, sofisticação e atualidade ao ambiente;

·         Tapete de pele caramelo, do acervo do arquiteto - imprime aconchego sem ofuscar a beleza do piso original em mosaico;

·         Cadeiras Husk Chair, da Casual - suas formas orgânicas fazem contraponto perfeito com a atmosfera clássica da arquitetura de interiores;

·         Coleção de obras de Carybé, produzidas após o artista ter assistido ao balé do russo Rudolf Nureyev em 1971 - imprime leveza e ritmo à composição visual, inclusive pela forma como é exposta nas paredes;

·         Fotografias de Xico Diniz - modernidade expressa no geometrismo da arquitetura contemporânea capturado pelo olhar do fotógrafo;

·         Pincelada étnica manifestada pelo geometrismo do tecido aplicado na parede que acolhe gravura que retrata um índio brasileiro, exposta sobre console antigo do Armazém de Época – ressalta a essência tupiniquim do espaço.



Serviço

CASA COR BAHIA

Quando? Até 8 de dezembro
terça a domingo das 16 às 22h

Onde? R. Baronesa de Sauípe, 382
Largo do Campo Grande
Salvador | BA

Quanto? R$40 e R$20 (meia)

Em anexo, enviamos imagens do Gabinete projetado pelo arquiteto Wesley Lemos para a Casa Cor Bahia 2015.

Fotos: Xico Diniz

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑