Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cartórios extrajudiciais baianos concorrem a prêmio de qualidade‏

Embora possua 1.412 cartórios em atividade na Bahia, apenas 145 optaram pela privatização, dos quais 15 atuam em Salvador. Os demais continuam geridos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) com seus servidores, que esperam a realização do concurso público. A Bahia foi o último estado da Federação a privatizar seus cartórios, um atraso de mais de 40 anos. Mas, os cartórios extrajudiciais vem conquistando o respeito após as melhorias realizadas em suas instalações e serviços. Aproveito para compartilhar uma sugestão de pauta sobre o assunto.

Cartórios extrajudiciais baianos melhoram serviços, recebem certificações e concorrem a prêmio de qualidade 

Investimentos realizados na infraestrutura, modernização e informatização das instalações, fácil acesso, boa localização e estacionamento são algumas conquistas após pouco mais de três anos da privatização das serventias extrajudiciais da Bahia. A população não precisa mais pernoitar nas filas para pegar senha, pois as mudanças possibilitaram uma maior agilidade no atendimento e mais conforto para a comunidade. Em virtude das modificações, os Tabelionatos de Protesto de Títulos:  1º e o 4º ofícios   de Salvador estão concorrendo ao Prêmio de Qualidade Total ANOREG - PQTA 2015, que anunciará os contemplados pelo prêmio no domingo, 15/11, durante o XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. 

Nos Tabelionatos de Notas com delegatários os serviços como reconhecimento de firma duram no máximo 12 minutos, documentos são autenticados em cinco minutos e uma procuração publica demora apenas 15 minutos para ser emitida. Um inventário, após retorno da Secretaria da Fazenda, é concluído em cinco dias e, um testamento leva apenas dois dias para confecção. No caso da comunicação de venda de veículos é feita diretamente com o Detran-BA, sem a necessidade da contratação de despachante. 

Outro destaque é o horário diferenciado. Os privatizados, em grande maioria, funcionam das 8h às 18h, enquanto os administrados pelo Tribunal de Justiça da Bahia, apenas das 8h às 14h. Nos cartórios de registro de imóveis, a população pode consultar a matrícula e acompanhar o protocolo via internet, pois os arquivos físicos recebidos do TJ-BA foram digitalizados, fatores que garantem mais segurança para os usuários. Os tabelionatos de Protesto de Títulos disponibilizam serviços nos seus sites para consulta de posição de títulos, consulta de protestos e emissão de boletos, facilitando o acesso aos serviços dos Tabelionatos.  

Outra modificação foi o investimento na qualificação dos profissionais, com o aumento da quantidade de escreventes e auxiliares, sendo prestados com agilidade, qualidade satisfatória e eficiência. “A melhoria contínua de serviço e atendimento em um cartório não é uma tarefa fácil. É preciso alterar rotinas, melhorar os processos, diminuir desperdícios e criar uma nova cultura, o que demanda tempo, esforço e investimentos”, sinaliza Marli Trindade, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado da Bahia – ANOREG-BA. 

O Tabelionato de Protesto de Títulos 1º ofício de Salvador, recebeu em setembro deste ano, os certificados ISO 9001 e da NBR 15906, que estabelecem os requisitos de sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir os processos com excelência. Em 2014, entre 82 cartórios extrajudiciais brasileiros de todos inscritos na auditoria, foi contemplado na modalidade OURO pelo PQTA Brasil.  

Em 2012 e 2013, o 1º e o 3º Tabelionatos de Protesto de Títulos de Salvador foram reconhecidos como cartórios modelos em gestão e na prestação de serviços, com premiação modalidade OURO e PRATA, respectivamente. “Isto mostra a busca e dedicação das serventias extrajudiciais com delegatários. Mesmo com um período curto de privatização, os cartórios extrajudiciais baianos estão se destacando quando comparados aos outros Estados do Brasil”, acrescenta a presidente da Associação.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑