Curso de cuidador de idosos abre novas oportunidades em um mercado de trabalho promissor
O Centro de Treinamento da CuidarMais Saúde está com inscrições abertas para o Curso de Cuidador de Idosos. As aulas acontecem de 24 de novembro a 01 de fevereiro. Essa atividade profissional tem dois indicativos de crescimento no Brasil: o potencial do mercado de prestação de serviços e o atendimento à população idosa. Mais informações pelo telefone (71) 3042-7010 ou 3042-7007.
De acordo com dados do IBGE, a população de pessoas com mais de 60 anos de idade, no Brasil, já ultrapassava a marca de 23,5 milhões, em 2011. "Esta fatia da população certamente precisará de cuidadores com conhecimento técnico adequado que lhes instrumentalize para prestar um cuidado de qualidade", afirma Ruth Rocha, Presidente da CuidarMais e diretora de intercâmbio da Associação Nacional de Gerontologia.
A cuidadora de idosos Barbara Matias dos Santos fez o curso oferecido pela CuidarMais e foi encaminhada para trabalho pela própria empresa de Cuidadores. "Esse curso abriu a minha mente para o entendimento da importância em se cuidar de uma vida. Durante as aulas, descobri que ser cuidador requer atenção, dedicação e amor. Vendo na televisão a carência de profissionais para cuidar dos idosos, resolvi trabalhar nessa área", comentou.
Gilselia Jesus da Silva viu no serviço de cuidadora uma opção de trabalho em meio à crise. "Vi a profissão como uma oportunidade, porque é uma área que necessita de muitas pessoas. Então fiz o curso da CuidarMais e aprendi muito para poder atuar", diz. O encaminhamento dela para o mercado de também foi feito pela empresa que promove a capacitação.
Apesar da crise no Brasil, o setor de serviços continua crescendo, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A categoria dos serviços prestados às famílias foi sinalizada pelo estudo como a terceiro que mais cresceu. "Neste cenário, a capacitação como cuidador de idosos pode abrir portas para uma profissão promissora, que conta com um grande mercado a ser atendido", afirma Ruth Rocha.
Para Roberta Silva de Freitas, que atua há cerca de um ano e meio como cuidadora, o curso da CuidarMais foi condutor importante para a conquista do emprego. Ela tinha uma formação anterior como técnica de enfermagem, mas foi a formação como cuidadora de idosos que lhe trouxe oportunidade efetivas de trabalho, com o encaminhamento da CuidarMais.
Girlany Jesus dos Santos também conseguiu um trabalho, encaminhada pela empresa, logo depois de ter concluído a formação. "Tive total orientação da CuidarMais. Aprendi a ser mais atenciosa e paciente, pois os idosos precisam de pessoas que cuidem deles. É uma boa área de atuação, pois mesmo diante da crise, existem prioridades na vida e a saúde é uma delas", explica.
A cuidadora Regiane Silva dos Santos também comenta as novas perspectivas abertas em sua vida, a partir do curso. "Aprendi o real sentido de um cuidado dedicado e a partir dos novos conhecimentos pude desenvolver habilidades necessárias para a área. O melhor de tudo é que a CuidarMais me encaminhou para o emprego, ainda durante o curso, e hoje continuo trabalhando na área".
Os pré-requisitos para o curso de formação são: ensino médio e faixa etária de 18 a 59 anos. "Com a capacitação, o técnico da área vai contribuir para a autonomia do idoso e para a melhoria de sua qualidade de vida", explica Ruth Rocha, que tem Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e MBA em Recursos Humanos pela UNIFACS.
"Nossa missão é prestar um suporte permanente e completo para os idosos e seus familiares. No que tange desde a formação técnica, ética e comportamental, dos futuros cuidadores, ao suporte de orientação e informação dos familiares, passando também pela seleção dos profissionais dentro do perfil demandado pelas famílias", detalha a Presidente da organização.

0 comentários :
Postar um comentário