Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Museu da Cultura Afro Brasileira realiza visitação com crianças

 


Atividade integra programação do Mês da Consciência Negra


O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) promove nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, o projeto "Erês – um dia no Museu". A iniciativa propõe um programa de visita ao Muncab por estudantes do ensino público de Salvador, incluindo atividades lúdicas e de aprendizado desenvolvidas por especialistas no próprio ambiente do museu, que fica no Centro Histórico. Participam da ação cerca de 30 crianças e jovens da Escola Estadual Azevedo Fernandes, localizada no Pelourinho.
A programação começa às 10 horas com uma saudação do coordenador do Muncab, José Carlos Capinam. Depois, as crianças e jovens participantes assistirão a uma palestra sobre o tema "Nossa Nova África" e percorrerão as instalações do museu. Após almoço oferecido pelo Muncab no restaurante Paladar, terá início a realização de oficinas de turbantes (Laiane Dias), grafite (Gabriel Machado) e Rimas (Reijane Darci e Isa Oliveira). A visitação será encerrada com uma programação artística que inclui desfile de turbantes, hip hop, poesia e grafite.

Projeto de afirmação cultural
O processo de construção do Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira teve início em 2007 com as obras de restauração do prédio do antigo Tesouro, localizado no Centro Histórico, nas imediações da Igreja D’Ajuda. Em 2009, ainda em obras, o Muncab realizou a sua primeira exposição: "O Benin Está Vivo e Ainda Lá" . Sucesso de público – foi vista por cerca de 10 mil pessoas – a mostra ajudou a definir o papel do Muncab como referência cultural no cenário afro-brasileiro .
A ideia do projeto do Muncab, como explica o seu coordenador, José Carlos Capinan, é fazer do museu um verdadeiro centro de referência da herança cultural africana. Enquanto as exposições temporárias enfocarão o trabalho de artistas ligados ao universo da afro-brasilidade, o acervo da casa será dividido em módulos, privilegiando desde a estética negra à religiosidade afro-brasileira, passando pelas contribuições africanas à língua brasileira e personalidades negras

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑