O incêndio na Chapada Diamantina continua avançando e ameaça atingir casas da comunidade próxima à localidade conhecida como Baixão, no município de Ibicoara. “Se não for controlado essa noite, pode chegar perto das casas”, declarou a secretária de meio ambiente da cidade, Tatiana Portela.
O combate ao fogo, que já atingiu algumas roças, conta com dois aviões air tractor, um helicóptero e cerca de 20 brigadistas e voluntários durante o dia. Segundo Portela, à noite, o número de brigadistas sobe para 30, pois, a diminuição da temperatura facilita a aproximação do fogo.
Outra área de Ibicoara, a região do Machombongo, também vem sendo atingida por um forte incêndio, mas sem risco de atingir a população. “O foco foi provocado por um raio. A área em que o raio caiu era íngreme e não tinha como ter combate. Esse foco é crítico, mas o Machombongo é distante de qualquer comunidade”, afirmou a secretária.
De acordo com informações do Parque Nacional da Chapada Diamantina, 6.431,96 hectares do parque foram atingidos por incêndios só em dezembro. Em novembro esse número foi de 7.909 hectares. Só em 2015, 22.227,99 hectares do parque sofreram com o fogo, o equivalente a 14,62% da área total de 152 mil hectares do Parque.
Além do Machombongo e do Baixão, outros incêndios graves estendem-se nas regiões do Ribeirão, na Serra do Veneno, em Lençóis, e do Rio Capivara, localizado em Palmeiras. Na localidade do Lapão, em Lençóis, o fogo foi extinto ontem, segundo a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcela de Marins.

0 comentários :
Postar um comentário