Plantio em construtoras civis é adotado como medida para recuperação de áreas degradadas da BR-235/BA.
A Gestão Ambiental da rodovia doou 10.651 sementes regionais para viveiro.
Recuperar as áreas degradadas na faixa de domínio e áreas de apoio é um dos objetivos do Programa de Proteção à Flora (PPFL) da BR-235/BA. Para cumprir o seu papel, o PPFL doou 10.651 mudas para a TOP Engenharia, responsável pelo lote 2 da rodovia (Jeremoabo à Canché), para o viveiro da construtora.
As sementes, coletadas de arbustos e árvores nativas da Caatinga, foram já estão germinando. Segundo Marcos Romão, biólogo responsável pelo programa “o viveiro é de fundamental importância para a produção e armazenamento de mudas, que serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas da faixa de domínio e áreas de apoio, além de incentivar outras empresas que a consciência e a atitude fazem toda diferença,” diz.
Foram doadas sementes de 11 espécies, entre elas as popularmente conhecidas como Ypê Roxo, Juazeiro, Mulungu e Braúna. A ideia é que aumente a produção de mudas, como também doação delas, beneficiando o solo e o ecossistema local.
Nesta semana, o PPFL também entregará sementes para o Lote 5, que vai de Pinhões à Juazeiro dando um total de 75,40 KM em obra. O Lote 4, que começa em Uauá e segue até Pinhões em um percurso de 51 KM, também recebeu a doação. Já o Lote 1, com 79,30 KM entre Carira (SE) e Jeremoabo (BA), está em processo de revisão de projeto.
Desde 2014, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua para minimizar os impactos produzidos pela obra, orientando cada segmento da obra a atuar sobre legislações ambientais, além de reforçarem nas comunidades exemplos de conservação da natureza.
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br

0 comentários :
Postar um comentário