Um adolescente de 13 anos morreu afogado no final da tarde desta segunda-feira (4), em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Ian Santana Batista teve o corpo localizado no início da noite. Segundo a Central de Polícia, ainda não há detalhes sobre a circunstância do afogamento.
O adolescente estava acompanhado de uma tia, que chegou a acionar a Polícia Militar. Quando o socorro chegou, no entanto, o garoto já tinha desaparecido na água. O corpo foi localizado e retirado do mar por voltadas 18h20.
Afogamentos
Na sexta, sábado e domingo, a Salvamar registrou três mortes por afogamento em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Entre elas, a morte do adolescente Heleno Gabriel Gonçalves Santos, 17 anos, que se afogou em Arembepe, na sexta-feira, e foi encontrado anteontem na praia de Interlagos. O corpo dele foi identificado e liberado ontem por familiares no Instituto Médico Legal.
Além das mortes, o órgão registrou mais de 50 ocorrências - entre afogamentos, pré-afogamentos e crianças perdidas - foram notificadas pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), nos três primeiros dias do ano, na capital baiana. Nesse mesmo período, foram registradas três mortes por afogamento em Salvador e Região Metropolitana.
A Salvamar, que atua no trecho do Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades, registrou durante o ano de 2015 um total de 1.100 ocorrências. As praias de Piatã, Jaguaribe, Patamares, Jardim de Alah, Farol de Itapuã, Stella Maris, Praia do Flamengo e de Aleluia são as mais perigosas, segundo o órgão. De acordo com o salva-vidas Rui Silva, responsável pelo plantão de ontem, as notificações envolvem afogamentos e pré-afogamentos, além de situações de crianças perdidas.
“O Verão é uma das épocas em que temos mais ocorrências, tanto porque as praias estão mais cheias, quanto porque os banhistas fazem uso de bebida alcóolica durante as festas e vão para a praia”, afirmou. Para evitar situações de risco, Silva recomenda ao banhista buscar a orientação sobre o melhor lugar para o banho de mar. “O nível da água deve estar entre o joelho e a cintura”, alerta. Segundo ele, as pessoas não devem entrar no mar após ingerir bebida alcóolica ou comer alimentos pesados e, caso presencie um afogamento, não deve entrar no mar se não tiver certeza de que pode fazer o salvamento.
***---

0 comentários :
Postar um comentário