Depois do grande sucesso em Ouro Preto (Patrimônio Mundial da Unesco), e em Belo Horizonte, o Palacete das Artes (equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura) receberá no dia 19 de janeiro, às 19h, a exposição "Lendas e Aparições", do artista francês Daniel Hourdé. De qualidade excepcional, a mostra contará com esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).
Os trabalhos de Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.
Extremamente sensível com a forma e a matéria, Daniel Hourdé cria trabalhos meditativos e instigantes que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem, evidenciando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista. Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.
"Lendas e Aparições" ficará em cartaz em Salvador até o dia 13 de março de 2016, sempre de quarta a domingo. Depois, seguirá para o Rio de Janeiro.
Sobre o artista: Daniel Hourdé nasceu em 1947 em Boulogne. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble (cidade universitária localizada no sopé dos Alpes) e, em seguida, continuou a sua formação na Escola de Belas Artes de Paris, cidade onde vive e trabalha.
Sobre o Palacete das Artes: O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino”, teve seu projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912. Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países, além de loja e café. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O que: Exposição "Lendas e Aparições", de Daniel Hourdé
Abertura: 19 de janeiro, às 19h
Visitação: 20/01/2016 a 13/03/2016
Palacete das Artes - Rua da Graça, 284
Horário de visitação: quarta a sexta: 13h às 19h; sábado, domingo e feriado: 14h às 19h

0 comentários :
Postar um comentário