Tatiana Campelo, professora da Escola de Dança da Fundação, comanda aula de dança afro, no aquecimento do evento, às 14h de domingo, 24.
A Caminhada Raízes da Bahia, que reunirá manifestações culturais tradicionais neste domingo, 24.01, partindo do Dique do Tororó, às 16h, terá aquecimento um pouco mais cedo. Às 14h já começa uma concentração para o aulão de Dança Afro Brasileira, com Tatiana Campelo, professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Com esta participação a FUNCEB integra o evento realizado pelo Governo do Estado e que irá reunir mais de 1.200 artistas de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Para a Caminhada, a SecultBA levará uma prévia do carnaval, com a ala Ouro Negro, do qual participam os principais blocos afro e afoxés do estado.
A bailarina, coreógrafa e produtora cultural Tatiana Campêlo, 35, é formada pela Escola de Dança da FUNCEB e pela Fundação participou, como bailarina, do Projeto Giro da Dança, com o espetáculo Nac Horuc, de Robson Correia. Ela é diretora artística e coreógrafa da Campelo Cia de Dança. Na Inglaterra participou do Festival da Vizinhança no Southbank Centre. Na Bahia, integrou eventos da Trupe Dance e, como educadora, também ministrou aulas na escola de Música da Pracatum.
No aulão de domingo Tatiana vai aplicar os mesmos princípios de arte-educação que segue na Escola de Dança da FUNCEB, buscando levar os alunos a perceberem o corpo como veículo de manifestação do movimento e expressão, através do desenvolvimento do senso rítmico, da acuidade auditiva e do entendimento da forte ligação existente entre o ritmo percussivo e os movimentos da dança. “O corpo diz o que as palavras não podem dizer”, argumenta.
Curso de férias
Tatiana, que é professora da Escola de Dança da FUNCEB, integra o grupo de professores que também ministram aulas nos Cursos de Férias da FUNCEB, neste início de ano. Desta forma, quem apreciar o aulão pode dar continuidade ao aprendizado nas aulas, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. Aulas avulsas também podem ser pagas por interessados. Mais informações em: http://goo.gl/PgsQdO. A professora tem como objetivo proporcionar aos alunos, iniciantes ou não, o desenvolvimento de sua identidade, sua autoestima e suas habilidades corporais, a partir dos princípios e das vivências com a dança afro brasileira.
A proposta do trabalho da professora é levar os alunos a desenvolverem sua identidade, sua auto-estima e suas habilidades corporais a partir da dança afro-brasileira. Através das danças de matriz africana, desenvolve-se a autonomia de criar ou recriar as danças festivas e lúdicas, que estão diretamente relacionadas à vida dos indivíduos. O domínio do movimento e das técnicas corporais tem evoluído através dos tempos nas diferentes culturas, até chegar às complexas técnicas atuais, sendo que essas atividades motoras manifestam - se no cotidiano, nos trabalhos profissionais, na recreação/lazer, na pesquisa e na arte, e, dentro da arte, principalmente na dança.
Serviço:
Caminhada Raízes da Bahia
Quando: 24.01, às 16h. Aulão aberto às 14h
Local: Dique do Tororó
Quanto: Grátis
Mais informações: 71 3115-6467
0 comentários :
Postar um comentário