Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Biblioteca Móvel estará no Parque de Pituaçu neste domingo

Diversas atividades gratuitas de leitura serão oferecidas ao público pela Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), neste domingo (21), das 8 às 12h. A unidade, por meio de suas bibliotecas móveis, percorreu cerca de sete mil quilômetros na Bahia, ao visitar 14 municípios baianos e 21 bairros da capital, alcançando mais de 20.600 pessoas.

Praças, orfanatos, instituições sociais e religiosas e até o Complexo Penitenciário de Salvador foram locais que receberam ações da Bibex, que prioriza a democratização do acesso à informação e desenvolvimento da cultura em comunidades. No ano passado, a Bibex promoveu uma série de eventos e ainda integrou a programação de outros, a exemplos da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz, a Feira Literária de Paulo Afonso e o II Festival Quilombola de Itacaré. 

Somando a esses e outros eventos, além de projetos que desenvolveu como o Domingo na Praça, Lê Bairros, Projeto Verão, mais as requalificações de alguns dos Espaços de Leituras, no total mais a Bibex beneficiou 20.640 pessoas. Deste montante, o público mais alcançado foi nos Espaços de Leitura - 45,6% -, criados com o objetivo de descentralizar o acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, facilitando e fortalecendo hábitos de leitura. 

Os Espaços funcionam em pequenos ambientes dentro de instituições diversas, públicas ou privadas, a exemplo de associações, fundações, terreiros de candomblé, unidades prisionais, casas de acolhimento para menores infratores, entre outros. Nas unidades prisionais espalhadas pela Bahia, a Bibex possui 17 desses espaços, onde aproximadamente quatro mil detentos podem usufruir do serviço.

Os projetos Domingo na Praça e o Lê Bairros são duas iniciativas que se destacaram por oferecer serviços de consulta e empréstimo de livros, além de realizar brincadeiras, pinturas e oficinas de arte para criançada de Salvador. Juntos, os projetos alcançaram 3.016 pessoas em 2015. As visitas das bibliotecas móveis em bairros, aliadas aos Espaços de Leitura fizeram da Bibex a unidade administrada pela Fundação Pedro Calmon que mais emprestou livros e periódicos no ano passado. Ao todo foram realizados mais de 11. 300 empréstimos a leitores das mais diversas localidades.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑