Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Festival inédito exalta produção artística de mulheres em Salvador‏

Multilinguagens, o Festival MINAVU acontece entre março e junho, com exposições, oficinas, diálogos, feiras e shows.


​A exposição Tem Fogo?, da artista Daiane Oliveira, expande as possibilidades do desenho e da gravura e explora técnicas não convencionais. 

Durante quatro meses, de março a junho deste ano, o MINAVU, coletivo de mulheres artistas, realizará seu primeiro festival, que busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte. O Festival MINAVU, realizado pelo Coletivo MINAVU e a Multi Planejamento Cultural, irá acontecer no Cine-Teatro Solar Boa Vista, promovendo uma ocupação das mulheres em multilinguagens artísticas, além de diálogos temáticos, performances e shows. 

Artes visuais, música, audiovisual, design, moda, gastronomia, dança estão entre as linguagens que integram a programação do Festival MINAVU, com participação de mais de 100 mulheres artistas, mobilizando uma rede local. Muito além de apresentações artísticas, o projeto prevê oficinas de formação em áreas profissionais pouco ocupadas por mulheres no mercado cultural, e propõe ações de estímulo ao empreendedorismo. 

Entre as ações, estão previstas exposições, oficinas, feiras, diálogos temáticos, com entrada gratuita, e shows a preços populares.O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

Como pano de fundo, o evento busca trazer à tona a discussão sobre o papel das mulheres no cenário artístico-cultural. “As ações pretendem incentivar, capacitar, promover e fortalecer a cena cultural feminina da Bahia, promovendo também o trabalho em rede”, explica Ana Paula Vasconcelos, sócia-diretora da Multi Planejamento Cultural.


“O Coletivo MINAVU começou com reuniões, laboratórios e eventos locais, mobilizando as artistas parceiras. O cenário foi se ampliando e fomos crescendo enquanto rede. Agora, com o festival, teremos a oportunidade de trabalhar com a capacitação de mais mulheres, para que haja mais profissionais mulheres atuando dentro da arte e do mercado que ainda é excludente para muitas”, reforça Natália Arjones, artista visual e co-fundadora do Coletivo MINAVU.   

COLETIVO MINAVU – O Coletivo MINAVU é uma plataforma artística que promove, incentiva e conecta mulheres através da arte. Fundado há 2 anos pelas artistas e produtoras culturais Andrea Martins, Natália Arjones e Renata Bastos, o MINAVU reúne artistas de diversos setores, como música, dança, teatro, cinema, multimídias e qualquer tipo de expressão do “ser mulher”, promovendo trocas, sensibilizando e empoderando novas artistas. Indo além de revelar a expressividade das mulheres no cenário artístico e cultural baiano, o MINAVU tem o propósito de fomentar o mercado cultural incentivando a atuação de mulheres nas mais diversas funções da produção artística.


MÊS DA MULHER - A programação do Festival MINAVU estreia na véspera do Dia Internacional da Mulher, 7 de março, quando tem início a oficina “Live Video Performance e Video Mapping”, ministrada por Marcília Cavalcante, com conteúdo voltado para novas tecnologias de vídeo-projeção. As aulas acontecerão durante a semana, de segunda a sexta-feira, sempre de 9h às 13h. São apenas 20 vagas, exclusivas para mulheres, com inscrições pelo site www.minavu.com.br 

Uma semana após o fim da oficina, no dia 18 de março, dois eventos movimentam a programação do MINAVU. A data marca a abertura da exposição "Tem Fogo?" da artista Daiane Oliveira, que tem curadoria de Priscila Lolata, no foyer do teatro. No mesmo dia, às 17h, acontece um diálogo aberto dentro da temática “O protagonismo feminino no audiovisual”. A mediação do diálogo é da cineasta e jornalista Ceci Alves, com a participação da produtora Tenille Bezerra e da cineasta Marília Hughes. Em seguida, haverá mostra de curtas-metragens. 

Já no dia 20 de março, a música vai dar o tom da ocupação criativa feminina no Solar Boa Vista. No palco, encontram-se Rebeca Matta, Livia Nery, Andrea Martins e Jadsa Castro, com direção musical e baixo de Carla Susart, guitarra de Kamile Levek, bateria de Patricia Teles e percussão de Maria Izabel e Dani Mota. O show começa às 19h.




I SERVIÇO I



Festival MINAVU

Local: Cine Teatro Solar Boa Vista

Quando: Março a Junho de 2016



MARÇO

7 a 11/ 3

9h às 13h -Oficina “Live VideoPerformance e VideoMapping”. Com: Marcília Cavalcante

::Entrada gratuita



18/3

16h30 Abertura da exposição "Tem Fogo?" da artista Daiane Oliveira. Curadoria: Priscila Lolata

17h Diálogos + Mostra Artística”. Tema “A Libertação da mulher através da arte - O protagonismo feminino no audiovisual”. Mediadora: Ceci Alves

::Entrada gratuita



20/3

19h às 20h - Feira de Empreendedoras Criativas :: Entrada Gratuita

19h Banda MINAVU convida:Andrea Martins + Jadsa Castro + Livia Nery + Rebeca Matta

::R$20 (inteira) e R$10 (meia)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑