O MAB abre nesta quarta-feira (16) a partir das 14:30h o projeto Mediações Especiais no Acervo do Museu de Arte da Bahia, com uma visita mediada aos salões de exposição permanente abordando o tema "Alguns hábitos, costumes e representações femininos da Colônia ao início da República". A atividade é franqueada ao público. Esse projeto segue orientação de seu diretor, Pedro Arcanjo que pensa "em estabelecer diálogos com a contemporaneidade, a partir da valorização do acervo e da reserva técnica do MAB".
O projeto aborda temas específicos - e poucos usuais em mediações – alusivos, em especial, a datas e eventos cívico-comemorativos e estimula as potencialidades de leituras que compõe o acervo do Museu a partir de ações sócio-educativas para fortalecer os diálogos e as relações entre o museu e a sociedade. As equipes da Pesquisa e do Núcleo Educativo que vão mediar as ações deste projeto é formada pelas professoras Olívia Biasin e Conceição Costa e Silva, os historiadores Jorge Nogueira e Sérgio Estânei e a artista plástica Josane Oliveira, sob a coordenação da Diretoria do MAB.
Segundo Jorge Nogueira "o acervo do MAB nos revela muitas possibilidades de abordagem do tema em voga como, por exemplo, a evolução de alguns hábitos e costumes femininos em diferentes períodos e espaços históricos. Além das formas de representação da mulher ao longo da história local e nacional através de diferentes técnicas artísticas".
As mediações vão acontecer sistematicamente todas as quartas e quintas do mês de março, a partir do dia 16, em dois horários, 14:30 às 16:00 e 16:30 às 18h. Serão atendidos tanto grupos agendados por telefone (31176994) ou por e-mail, mabeducativo@gmail.com, quanto visitantes espontâneos com número mínimo de cinco componentes.
*O Museu de Arte da Bahia é uma instituição do Governo do Estado e está vinculado diretamente ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
0 comentários :
Postar um comentário