Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de março de 2016

Tocha do México usada nos jogos de 1968 pode ser tocada na exposição Esporte Movimento‏

A exposição “Esporte Movimento” conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, na CAIXA Cultural Salvador. O público também terá a oportunidade de tocar em uma tocha original, além de conferir réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais. A seleção conta com mais 447 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A visitação estará disponível até o dia 24 de abril, sempre com entrada gratuita e no horário das 9h às 18h, de terça a domingo. A exposição já recebeu 122 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Recife, tendo patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Entre as centenas de destaques estão a Tocha do México, usada primeiramente nos jogos de 1968; uma folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiação nos jogos antigos; uma Medalha de Papel, cunhada num campo de concentração, durante os jogos realizados pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com textos em hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.

Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial. A glória, a saga atlética, o esporte enquanto conquista da humanidade e os símbolos da vitória estão representados por diversos artefatos na exposição. A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Em uma área específica da mostra, os visitantes, especialmente os deficientes visuais, poderão tocar uma tocha. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também fazem parte do projeto.



Roberto Gesta de Melo:

O curador, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma das maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Amazonas.



Crédito Imagens: 

Marcio Fisher

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑