Em 1989, durante a partida entre Nottingham Forest e Liverpool, pela Copa da Inglaterra, 96 torcedores morreram em uma das maiores tragédias do futebol. Nesta terça-feira, após dois anos de apresentações de provas e deliberações sobre os acontecimentos daquele 15 de abril, o júri decidiu que houve uma “ação ilegal” dos policiais.
Além das quase 100 mortes, outras 766 pessoas ficaram feridos depois que uma superlotação do Estádio Hillsborough causou o pisoteamento de diversos torcedores.
Segundo o veredito final, o julgamento foi de que houve falha de condução das autoridades responsáveis no momento do incidente e também durante as investigações. Durante anos se culpou os torcedores pela tragédia. Inclusive, foi constatado que o comportamento da torcida não influenciou no desastre.
O chefe da polícia de South Yorkshire, David Duckenfield, foi apontado como responsável por homicídio, além de omissão criminosa e de ter sido negligente durante todo o processo. Os serviços de polícia e de atendimento médico de urgência também foram citados como co-responsáveis pela tragédia.
0 comentários :
Postar um comentário