Desde o dia 29 de março, talentos baianos começaram a presentear a cidade com obras de arte ao ar livre. Quem passa pelas ruas da Avenida da França, na região do Comércio, na Cidade Baixa, já percebe um colorido todo diferente e começa a admirar painéis gigantescos, que chegam a medir 15 metros, com pinturas, grafites e outras modalidades artísticas criadas por talentosos nomes das artes visuais da Bahia. O Movimento Urbano de Arte Livre, M.U.R.A.L, projeto contemplado pelo edital Arte em Toda a Parte – Ano III, da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura de Salvador, traz à tônica temas que transitam por aspectos diversos da cultura baiana.
O primeiro mural a ficar pronto foi o do artista Fábio Rocha, o Limpo, que levou parao Comércio a figura emblemática da sua obra: uma menina de rua que mesmo aos trapos, suja, expressa delicadeza e ternura desconcertantes. Logo depois foi a vez de o grafiteiroFael Primeiro propor uma reflexão em torno de problemas socais e raciais. Uma imensa oferenda integra a composição da figura humana do artista. Dois outros painéis já estão em andamento: as formas humanas que se confundem com formas vegetais, do universo delicado e mágico da artista Rebeca Silva;e o trabalho do comunicólogo e artista visual Davi Caramelo que, bebendo na fonte da tradição Iorubá, apresenta uma síntese da grande mãe d`água, Iemanjá.
SERVIÇO
Movimento Urbano de Arte Livre - M.U.R.A.L
Mostra de 10 murais na região da Cidade Baixa, Salvador
Artistas: Limpo, Eder Muniz, Fael Primeiro, Davi Caramelo, Rebeca Silva, Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro e Pedro Mariguella.
Quando: a partir de 29 de março
Quanto: gratuito
Curadoria: Vanessa Vieira (produtora e Diretora da Trevo Produções) e Luciana Accioly (Mestre em Artes Visuais e jornalista)
Realização: Trevo Produções, Fundação Gregório de Matos (Prefeitura de Salvador), através do Edital Arte em Toda a Parte – Ano III
0 comentários :
Postar um comentário