Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Cresce a procura pelo turno integral no ensino infantil

Cresce a procura pelo turno integral no ensino infantil após regulamentação da nova lei para trabalhadores domésticos. 

Com uma rotina cada vez mais apertada na divisão das atividades entre casa e trabalho, as famílias crescentemente optam pela educação integral nas escolas de ensino infantil. Exemplo dessa tendência, a Escola AMA disponibiliza hoje cinco opções de turnos para facilitar a vida dos pais. O aumento da procura está também relacionado à nova lei do Ministério do Trabalho para trabalhadores domésticos, aprovada em abril de 2013 e regulamentada em junho de 2015. A chamada PEC das Domésticas igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais, como a obrigação do pagamento do FGTS, hora extra, adicional noturno, além de outros direitos. Diante disso, com a opção pelo turno integral, as famílias acabam aliando a questão financeira à necessidade de uma educação adequada.

“Muitos pais observam algumas limitações na educação transmitida pelas babás e sentem uma necessidade de socializar, desenvolver e estimular mais seus filhos”, explica a coordenadora pedagógica da Escola AMA, Anita Soares. No início, a Escola AMA oferecia duas opções de turno integral, das 07h30 às 17h30 e das 07h às 19h. Porém, começou a surgir uma grande procura por turnos intermediários, de pais que não possuíam a necessidade de deixar seus filhos até as 17h30 na escola, podendo levá-los antes. “A partir daí, fundamos o turno integral reduzido, até as 15h30, e também o meio período reduzido, que é o meio período com almoço, ficando a criança na escola até às 13h30”, explica Mariane Victal, diretora administrativa da Escola AMA.

Na metodologia trabalhada para o turno integral pela escola AMA, que possui 20 anos de experiência e filosofia de trabalho baseada no carinho e no amor, pela manhã, as crianças desenvolvem a parte pedagógica, porém, totalmente voltada para o lúdico. “O que dá prazer para a criança é brincar. Buscamos ensinar matemática com jogos, brincadeiras do dia a dia, com o que dá prazer, para que não se torne enfadonha”, conta Anita Soares.

Já o turno da tarde é voltado para projetos extremamente lúdicos. “A criança não pode ter pedagógico nos dois turnos, é muito cansativo para eles. No período da tarde, temos o Projeto Brincar, em que a criança constrói brinquedos de sucata e brinca com eles. O Projeto Horta, em que elas preparam a terra, regam, colhem e produzem receitas com o que foi plantado. Além do Projeto Venda, quando vendem as receitas para os pais, trabalhando a linguagem oral, de convencimento, e também a matemática. As famílias estão percebendo essa mudança. Crianças que ficam o dia inteiro na escola tem outro comportamento em relação àquelas que ficam com as babás em casa”, afirma a coordenadora.



******

Criada há 20 anos, a Escola AMA tem como objetivo uma educação que envolva, além de um ensino de excelência, projetos com atividades que transformem os alunos em pessoas socialmente responsáveis, com senso crítico e criativas. Sua filosofia pedagógica sociointeracionista oferece turmas do Berçário até Grupo 5 em meio período e horário integral. Um de seus diferenciais é a quantidade de alunos por turma: no máximo, 16 crianças, mesmo nas salas dos grupos 4 e 5. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑