Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Filme de Luiz Paulino dos Santos é lançado pela Dimas/FUNCEB‏

De um dos pioneiros do cinema baiano, o longa “Índios Zoró: Antes, agora de depois” será exibido na Sala Walter da Silveira, quinta (28.04), às 19h.


Um registro poético do povo Zoró com foco nos seus curumins, resultou no documentário Ikatena: Vamos Caçar?, em 1982. Após 30 anos, o cineasta Luiz Paulino dos Santos voltou à tribo para reencontrar aquelas crianças que filmou, agora homens indígenas evangelizados. O reencontro resultou no longa-metragem Indíos Zoró: Antes, Agora e Depois, que terá lançamento especial pela Dimas, Diretoria do Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), na Sala Walter da Silveira, nesta quinta (28.04), às 19h. A sessão é gratuita para o público.

Esta é também a oportunidade para reencontrar a poética de um dos pioneiros do cinema baiano, Luiz Paulino dos Santos, que é autor de Um dia na Rampa (1960), Crueldade Mortal (1976), entre outras obras marcantes da nossa cinematografia. O documentário Indíos Zoró: Antes, Agora e Depois teve sua última exibição, dia 23 de janeiro deste ano, na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e já é bastante elogiado pela crítica cinematográfica.

O programador da Dimas, Adolfo Gomes, endossa o ineditismo da atração desta quinta: “O documentário do Paulino ainda não teve exibição aberta ao público, em Salvador”. A Dimas vem apoiando lançamentos de filmes e já tem agendado, para 12 de maio, a exibição, em primeira mão, de mais um documentário baiano. Recentemente foi lançada, na Walter da Silveira, Para além dos seios, produção baiana do cineasta Adriano Big, que já está em cartaz, no Cinema do Museu, há seis semanas. 

A Fundação Cultural do Estado da Bahia é uma das vinculadas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e, além do Audiovisual (Dimas), coordena mais seis linguagens artísticas (Circo, Dança, Literatura, Música, Artes Visuais e Teatro), o Centro de Formação em Artes (CFA) e o Teatro Castro Alves (TCA).



Clássico disponível



Quem ainda não viu “Ikatena: Vamos Caçar?”, poderá ter acesso ao filme na íntegra no vimeo, através do seguinte link: https://vimeo.com/163027727. A narrativa mostra a iniciação dos meninos da tribo Zoró na arte da caça, a educação, o aprendizado das artes, crenças, danças e lendas. Foi filmado no parque Aripuanã, entre os estados de Mato Grosso e Rondônia.

“O passado é como a raiz profunda e o presente é como um tronco sólido. E o futuro é como as novas folhagens de onde cairão as novas sementes de vida. Tudo brotando no seio da terra”, registra um trecho da narrativa de “Ikatena: Vamos Caçar?”.



SERVIÇO:



Exibição do filme “Índios Zoró: Antes, agora de depois”

Onde: Sala Walter da Silveira – Complexo Cultural dos Barris

Quando: 28 de abril (quinta-feira), 19h

Entrada Franca



Índios Zoró - Antes, Agora e Depois? (PE, 2015)
Direção: Luiz Paulino dos Santos
Duração: 70 minutos
Documentário.



Sinopse - Em 1982, Luiz Paulino dos Santos realizou o curta documental Ikatena? Vamos Caçar (registro poético do Povo Zoró). 30 anos depois ele retorna e reencontra os Zoró, agora evangelizados.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑