No dia 17 de abril é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia, data criada para conscientizar a população sobre o assunto e refletir sobre a luta pelos direitos dos hemofílicos. Para registrar a data, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promoverá, no sábado (16), às 16h, no Teatro Sesi do Rio Vermelho, em Salvador, uma apresentação teatral gratuita para os pacientes hemofílicos da instituição e seus familiares.
A peça, que recebeu o título de “Bota a Cara no Sol”, traz funcionários, pacientes e atores da cena teatral soteropolitana atuando como personagens e está sendo conduzida por Paulo Neri, também funcionário da fundação e diretor de teatro.
A ação é uma iniciativa da Diretoria de Hematologia junto com a equipe multidisciplinar do hemocentro coordenador e recebe o apoio da empresa Baxter. Segundo a diretora de hematologia, Anelisa Streva, “o objetivo é trazer entretenimento, além de mostrar que os pacientes hemofílicos podem e devem ser vistos como pessoas normais, exercendo qualquer atividade na sociedade”.
O que é Hemofilia
A hemofilia é uma alteração genética e hereditária rara no sangue, que pode levar à coagulação inadequada. Existem dois tipos: hemofilia A (deficiência de fator VIII) e hemofilia B (deficiência de fator IX).
O principal sintoma desta patologia é o sangramento e tem a prevalência estimada em uma pessoa afetada em cada 10 mil nascidos para hemofilia A e um para cada 50 mil nascidos vivos para hemofilia B.
Tratamento
A Fundação Hemoba é o centro de referência de atendimento dos hemofílicos, possuindo uma equipe de excelentes profissionais que realizam de forma sensível o tratamento e acompanhamento da doença, criando vínculos afetivos com os pacientes (entre adultos e crianças) de todo o estado.
O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula de Fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Fundação Hemoba.
Fonte: Ascom/Hemoba
0 comentários :
Postar um comentário