Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de abril de 2016

Jovens de Águas Claras assistem ensaio de orquestra no TCA


Quarenta integrantes do projeto ‘Primeiro Som’, desenvolvido na Base Comunitária de Segurança (BCS) de Águas Claras, em Salvador, aproveitaram cada momento da tarde de uma quinta-feira (14) diferente em que o tom erudito serviu de fundo musical para risadas, descobertas e aprendizado. Levados por policiais militares, os jovens com idade entre 8 e 17 anos assistiram, pela primeira vez, o ensaio da Orquestra Castro Alves (OCA) do Neojiba no Teatro Castro Alves (TCA). 

“Imagine um jovem que só viu concerto pela TV. Para ele, com certeza, será uma tarde inesquecível. [Eles] estão tendo a oportunidade de conhecer de perto e aprender um pouco mais sobre música erudita. Isso abre os caminhos e muda a percepção dele sobre as possibilidades da vida”, explica o soldado da PM Tiago Valois, que já participou da Orquestra Juvenil da Bahia. 

Na plateia, foi possível perceber uma constelação de olhinhos brilhantes. A atenção era total, como se a música invadisse o pensamento contando uma história, seguindo um roteiro da vida real. Para Joyce Teles da Silva, 13 anos, que passa pela iniciação musical na BCS, a vontade de ser reconhecida pela arte ficou ainda maior. “Amo música. É algo especial que me divirto fazendo. Cheguei aqui e me arrepiei quando o orquestra começou a tocar. Tenho certeza, é isso que quero fazer na minha vida”. 

Formação musical e apoio pedagógico

A iniciativa de aproximação de jovens de Águas Claras com a orquestra é uma atividade do Neojiba nos Bairros, projeto que desenvolve atividades de formação musical, apoio pedagógico e de gestão a projetos musicais comunitários atuantes em áreas de alta vulnerabilidade social. O projeto funciona em 12 bairros da capital baiana e atende jovens carentes. 

“O Neojiba nos Bairros foi criado em 2014. É um projeto [para] implementação de políticas de prevenção da violência do programa Pacto pela Vida. Aproximamos os jovens da educação e arte buscando garantir oportunidade para que eles se desenvolvam como pessoas”, explica a coordenadora do projeto, Ana Júlia Bittencourt. 

O ensaio desta quinta fez parte da preparação da OCA para o primeiro concerto da temporada 2016, marcado para o dia 19 de abril, às 20h. A orquestra, a segunda do Neojiba, surgiu em 2009, inicialmente como uma formação de cordas. No ano seguinte se transformou em orquestra sinfônica e recebeu o nome em homenagem ao poeta baiano. 

Formada por jovens entre 14 e 22 anos, a orquestra já realizou cerca de 70 apresentações para mais de 40 mil pessoas. Em 2015, a OCA se apresentou para mais de três mil pessoas, em sete cidades brasileiras - Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Salvador - durante turnê pela região Nordeste. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑