Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de abril de 2016

Orquestra Juvenil da Bahia se apresenta na Igreja de São Francisco e no TCA


Principal formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), a Orquestra Juvenil da Bahia se apresenta no dia 4 de maio, às 20h, no Teatro Castro Alves (TCA), o terceiro concerto do ‘Ciclo Beethoven’, temporada que, em 2016, traz as nove sinfonias do compositor alemão. Desta vez, o programa destaca a Sinfonia nº 3 de Beethoven, ‘Heroica’, e tem regência do egípcio Ahmed Farag, mestre pela Escola Superior de Música de Genebra. 

Paralelo aos concertos no teatro, a orquestra apresenta o ‘Ciclo Beethoven – Jovens solistas e maestros do Neojiba em Igrejas de Salvador’, com a proposta artística didática, que oferece ao público a possibilidade de aprender mais sobre a vida e as obras do grande compositor. No terceiro concerto da série nas igrejas, a orquestra volta à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, neste domingo (dia 1º de maio), às 16h. 

Temporada

É a primeira vez que a Orquestra Juvenil anuncia uma temporada temática para todo o ano, com apresentações até 17 de dezembro. Em cada concerto uma sinfonia de Beethoven dialoga com importantes nomes da história da música. No terceiro momento da série, a obra ‘Scheherazade’, de Nicolai Rimsky-Korsakov, divide o programa com a ‘Sinfonia nº 3’.

No Teatro Castro Alves, localizado no Campo Grande, em Salvador, os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Já o concerto, no templo, a entrada é gratuita. Além da ‘Sinfonia nº 3’, o programa na Igreja de São Francisco inclui o ‘Concerto para Trompa n° 1’, de Mozart, regido por Orlando Afanador, tendo como solista Uriel Borges – os dois são músicos da Orquestra Juvenil da Bahia.

“A ‘Sinfonia nº 3’ mudou a história da música. Ela é uma das composições que [levaram] Beethoven [a ser] reconhecido com um compositor da transição entre o Classicismo e o Romantismo na música”, afirma o diretor-geral do Neojiba, Ricardo Castro. Já o diretor musical do programa, Eduardo Torres, destaca a importância desta obra para o compositor. “Quinze anos depois de composta, quando Beethoven já havia lançado até a sétima, ele comentou com amigos ser a terceira a sua sinfonia favorita”.

A orquestra 

Primeira formação do programa Neojiba, a Orquestra Juvenil foi criada em 2007 e fez a primeira apresentação pública, no dia 20 de outubro daquele ano, no TCA. Sob direção artística de seu fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, a orquestra já realizou cerca de 200 apresentações para mais de 150 mil pessoas. 

Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Schlomo Mintz, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Cesar Camargo Mariano e Orkestra Rumpilezz são alguns dos artistas que já tocaram ao lado do grupo musical. O Neojiba é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

Fonte: Ascom/Neojiba

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑