Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Orquestra Plástica do Neojiba é atração na semana de moda em SP

A Orquestra Plástica dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) é atração na São Paulo Fashion Week N41, que acontece no Parque do Ibirapuera. O público da semana de moda conhecerá o programa que há nove anos transforma vidas de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Eles vão fazer a trilha sonora no desfile do estilista João Pimenta na tarde desta quinta-feira (28). 

Resultado de um projeto que articula por meio da música os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva, a Orquestra Plástica é composta por violinos, violas e percussão feitos no Atelier de Lutheria de Plástico do Neojiba, a partir de canos de PVC e outros instrumentos também de plástico, como trombone, flauta e clarineta, com patrocínio do Governo da Bahia e da Braskem.

Experiência enriquecedora

Marcos Vinícius e Ezequiel Oliveira (nos violinos), Ícaro Silva e Israel Oliveira (violas), Paola Guimarães (percussão), Daniel Sales (clarineta), Thauan Santana (trombone), e Adriel Auri (flauta) formam a Orquestra Plástica, que se apresenta sob a regência de Marcos Rangel. “[No] ano passado, esses jovens estiveram em turnê pelo Nordeste com a Orquestra Castro Alves, outra formação musical do Neojiba, e agora embarcam para a primeira apresentação em São Paulo. Com certeza será uma experiência enriquecedora para todos eles”.

Durante o desfile, a orquestra vai interagir com o DJ Max Blum. O repertório traz desde Johannes Brahms, compositor erudito do século 19, até uma versão instrumental para ‘Berimbau’, canção de Vinícius de Moraes e Baden Powell. “Sair do lugar comum em busca do novo é a proposta que temos com nosso trabalho. Quando ouvi a orquestra do Neojiba, com os instrumentos feitos de plástico, tive a certeza que esse difícil caminho do novo é possível”, disse o estilista João Pimenta. 

Desenvolvimento e integração social

O violista da Orquestra Plástica Israel Oliveira é um exemplo da multiplicação do Neojiba. O jovem músico iniciou a trajetória em Jacobina, sua cidade natal, a 330 quilômetros de Salvador. Ele fez parte do projeto ‘Arte de Tocar’, que recebe apoio pedagógico do Neojiba. Foi por incentivo de uma multiplicadora que Israel deixou o violino e passou a se dedicar à viola. “Eu comecei com violino e depois de dois anos passei para a viola através do incentivo da professora do Neojiba Geisa Santos, que sempre dava aulas no Arte de Tocar”, conta o jovem.

Após dois anos estudando sem professor, Israel foi novamente incentivado por Geisa a participar da audição para o Neojiba e se mudar para Salvador. “Desde quando comecei no violino, eu sabia que música era o que eu queria para toda a vida. O Neojiba é uma grande porta de entrada para realização desse sonho. Meu intuito de estar no programa é me capacitar. Eu acho que essa experiência pode me ajudar a realizar meus planos”, afirma.

O violista tem a trajetória de Geisa Santos, multiplicadora que o incentivou a se dedicar ao instrumento, como exemplo. Hoje ela é musicista na Alemanha e já passou pela Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das principais instituições de música no mundo. “Eu tenho Geisa como inspiração, espelho. Ela é um grande exemplo a ser seguido porque começou assim como eu. Isso me mostra que é possível superar qualquer limite”, afirma Israel com esperança.

Desde 2007, quando foi criado pelo maestro e pianista Ricardo Castro, o programa busca promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. 

A partir do lema ‘Aprende quem ensina’, o programa prioritário do Governo da Bahia forma mestres-aprendizes responsáveis pela multiplicação da mensagem da música como ferramenta de transformação social. O Neojiba beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. A ação é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

Fonte: Ascom/Neojiba

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑