Um simulado de mesa, referente ao Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi realizado na manhã desta terça-feira (5), na sede do Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, na capital baiana. “Salvador, que recebeu o título de Cidade do Futebol e sediará 10 partidas, necessita da integração dos diversos órgãos participantes do cenário de segurança durante os Jogos Olímpicos”, afirmou o delegado João Gaudêncio, integrante da Oficina Temática de Capacitação da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge-Ba).
Gaudêncio esclareceu ainda que o simulado “faz farte de uma capacitação continuada que acontece desde a Copa do Mundo de 2014”. Após abertura do evento, realizada pelo coronel BM Miguel Ângelo de Oliveira, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador local de Operações da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ricardo Candeiro, apresentou o planejamento de trabalho para as Olimpíadas Rio 2016, contendo treinamento de forças de segurança, defesa e saúde.
Em seguida, o tenente coronel BM Antônio Júlio Nascimento convidou os representantes dos órgãos para a área externa, onde Hugo Brito, analista de operações da Arena Fonte Nova, apresentou cada setor do equipamento e suas peculiaridades.
Simulação
Houve simulação de sinistros que podem ocorrer durante os Jogos na Arena Fonte Nova e orientações para que instituições como Polícia Federal, Exército, Marinha, Infraero, Superintendência de Inteligência da SSP-BA, CBMBA, PMBA, Samu, Transalvador, Polícia Civil, PRF, Abin, Vigilâncias Sanitárias e Guarda Municipal desenvolvam uma comunicação rápida e integrada para alinhar as ações de atendimento.
Um novo simulado está marcado para quinta-feira (7), na Arena Fonte Nova, com a mesma estrutura disponibilizada durante as partidas de futebol, além de atores caracterizados como vítimas.
Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública
0 comentários :
Postar um comentário