As apresentações acontecem o Cine Teatro Solar Boa Vista como parte da programação de maio do projeto Bahias Intemporais.
O espetáculo propõe o diálogo entre cena e som de maneiras distintas.
Nos próximo dias 12 e 13 de maio (quinta e sexta-feira), o Cine Teatro Solar Boa Vista recebe o Balé Jovem de Salvador com o espetáculo “Na Bahia de SmeTAK”. As apresentações integram o projeto Bahias Intemporais, que teve estréia no último mês de abril, funcionando como uma plataforma artística de formação e circulação de trabalhos autorais multilinguagem. O objetivo é revelar pluralidade da produção cultural da Bahia e a importância histórica do estado para a cultura nacional.
A concepção do espetáculo, assinada pelo coreógrafo e diretor da companhia, Matias Santiago, é a junção de duas obras do repertório do Balé Jovem de Salvador que propõem o diálogo entre cena e som de maneiras distintas, "Na Bahia" e "TAK", o que resultou na obra atual "Na Bahia de SmeTAK".
Assim, a apresentação é dividida em dois atos. Em “Na Bahia”, o som das ruas e festas de Salvador geram estados de corpos que interagem com a arquitetura, o espaço e a temperatura da cidade, proporcionando construções coreográficas interativas. A coreografia conta com música de Léo Jesus, músico baiano, e foi especialmente composta para a montagem.
Em “TAK”, a inventividade musical ainda presente de Walter Smetak, surge como pressuposto para a cena, numa tradução física de conceitos criados e trabalhados por este artista em seus processos de criação.
Com curadoria do pesquisador e cantor Thiago Pondé, o Bahias Intemporais contempla ações em Salvador e Vitória da Conquista até junho, incluindo oficinas, debates e apresentações de música e dança, que se dividem em quatro eixos curatoriais: Intercâmbio Cultural, Experimentação Artística, Baianidade e Brasilidade. “Essa pluralidade de Bahias e a capacidade de ser inovadora no que diz respeito à arte, irrompe na motivação do projeto”, realça o curador.
O projeto “Bahias Intemporais” é uma realização da Cena Tropifágica e da Multi Planejamento Cultural, com produção local da Catrupia Produções, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
BALÉ JOVEM DE SALVADOR
Fundada em 2007 pelo bailarino e coreógrafo Matias Santiago, a companhia de dança trabalha com jovens de 16 a 24 anos. Com a missão de promover a formação artística e profissional do bailarino e a composição de seu portfólio, a fim de torná-lo apto ao mercado profissional de dança, o projeto pedagógico do BJS inclui aulas e experiências artísticas coletivas. Assim, também desponta como um catalisador da profissionalização da dança local, descobrindo e preparando novos talentos, promovendo intercâmbio e residências artísticas com outras companhias.
Seu repertório reflete, por meio da dança contemporânea, as vivências e impressões dos coreógrafos e do elenco acerca dos aspectos da cidade em que vivem e as relações existentes entre o intérprete, o criador e seu ambiente.
SERVIÇO:
Bahias Intemporais apresenta:
“Na Bahia de SmeTAK” – Balé Jovem de Salvador
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista
Quando: 12 e 13 de maio
Horário: 14h
0 comentários :
Postar um comentário