A barragem de Pituaçu, localizada no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, está recebendo obras que vão reforçar a estrutura dos vertedores e implantar um novo sistema de drenagem interno. O objetivo é aumentar o nível de segurança da represa, que tem 110 anos de existência e foi utilizada para abastecer Salvador de 1906 até 2002. Com as intervenções, realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), será possível ampliar a capacidade do reservatório de suportar as vazões de cheia do Rio Pituaçu e de controlar o fluxo de água interno da barragem.
As obras envolvem investimento de R$ 758,3 mil, com recursos próprios da Embasa, e, de acordo com o hidrologista da empresa, Lúcio Landim também devem promover uma melhoria da qualidade da água da barragem. “Para que os operários pudessem ter acesso às estruturas de concreto submersas, tivemos que esvaziar parcialmente o lago e, para isso, abrimos a descarga de fundo da represa, limpando e escoando a água e os sedimentos que naturalmente se acumulam no fundo do reservatório com o passar dos anos”.
Segundo ainda o técnico, a “outra vantagem de diminuir o nível de água da barragem, antes do período chuvoso, é proporcionar um volume de espera, diminuindo a vazão de cheia que passa para a jusante”. O procedimento de esvaziamento parcial da barragem foi iniciado em janeiro deste ano e vai durar até a primeira semana de junho próximo, quando a obra será concluída. A estimativa é que, com as chuvas de junho e julho, o lago da Barragem de Pituaçu retorne ao nível habitual.
Fonte: Ascom/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)
0 comentários :
Postar um comentário