Feito para acontecer em quintais de casas, terraços e outros espaços a céu aberto, durante o pôr do sol, “Souvenir”, dirigida e concebida por Jorge Alencar, estreada em 2011 e já apresentada nas cinco regiões do país, é uma peça para todos os públicos. Bagunças coreográficas, delírios musicais e fantasias cinematográficas encenam muitas infâncias, que, aqui, não dizem respeito a uma etapa cronológica, mas a uma pulsão criadora de vida. Danças brasileiras – caboclinho, frevo, carnaval – e outros materiais performativos, que abarcam lutas marciais, desenhos animados e jograis escolares, se reúnem na atmosfera caseira transmutada. A peça faz apresentação única em Salvador, no dia 21 de maio (sábado), às 17 horas, no pátio do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut (ICBA), no Corredor da Vitória, com entrada gratuita.
A sessão integra uma temporada de circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais, como parte de “Móbile”, projeto de manutenção do grupo que completa 18 anos em 2016. Além de “Souvenir”, o espetáculo “Desastro”, de Neto Machado, e os curtas “IFÁ” e “Laje do Céu”, de Leonardo França, voltam a encontrar plateias baianas também nas cidades de Itacaré e Santo Amaro, na primeira quinzena de maio, antes de retornarem à capital.
“SOUVENIR” SE ILUMINA DO ESTUPOR DA INFÂNCIA: O antropólogo italiano Massimo Canevacci, ao assistir à performance, bem resumiu: “‘Souvenir’ se ilumina do estupor da infância”. O cenário utiliza aparatos de cinema como um chroma key (o fundo verde infinito), um microfone boom que amplifica o som de pequenos objetos e um refletor kino flo, que ilumina o ambiente quando o sol se despede de vez – é o pôr do sol que dá o tempo da ação, que dura a eternidade de uma memória. Em cena, estão Fábio Osório Monteiro, Leonardo França e Neto Machado, que assinam criação e performance sob a batuta de Jorge Alencar e a direção de produção de Ellen Mello: os cinco membros do Dimenti reunidos num só trabalho.
Em cinco anos de atividade desde a estreia em Salvador, “Souvenir” já passou por Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Olinda (PE) e Vitória (ES); em diversas cidades do interior da Bahia; e em contextos como FIAC (BA), Ocupação do Teatro Cacilda Becker (RJ), festival Cena Cumplicidades (PE) e Festival In-Presentable em Madrid (Espanha). Em 2013, participou do projeto Palco Giratório do Sesc.
MANUTENÇÃO DE GRUPO: Fundada em 1998 em Salvador, Bahia, a Dimenti Produções Culturais é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula campos como teatro, dança, cinema, curadoria e comunicação. Os artistas-curadores-produtores que estão à frente do coletivo são Ellen Mello, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Leonardo França e Neto Machado. Ao longo desses 18 anos, o Dimenti já se configurou também como um grupo artístico, e hoje se dedica à gestão das criações de seus membros, assinando projetos autorais e também atuando como produtora de iniciativas de outros realizadores. “Móbile”, projeto de manutenção de ações continuadas do Dimenti, tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e Secretaria de Cultura da Bahia.
MÓBILE apresenta: “SOUVENIR” em Salvador
Quando: 21/5 (sábado), 17h
Onde: Pátio do ICBA (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
0 comentários :
Postar um comentário