Os estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, em Salvador, já poderão votar nas próximas eleições. Nesta quarta-feira (4), 100 estudantes, entre 16 e 17 anos, deram um passo importante para este exercício de cidadania e foram fazer o título eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no Centro Administrativo (CAB). A iniciativa, estimulada pela direção da escola e pelos líderes de classe eleitos no processo desencadeado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, gerou uma mobilização entre os alunos que mostraram interesse em exercer o seu direito ao voto.
“Estou muito emocionado de estar aqui para tirar o meu título eleitoral pela primeira vez. Já estava bem motivado para exercer o meu direito cidadão de votar nos futuros governantes de nossa cidade, do nosso Estado e do país e, com o debate atual sobre o momento político brasileiro, fiquei ainda mais estimulado a querer participar desse processo”, declara o estudante João Vitor Nascimento, 17 anos, 2º ano.
Bianca Silva, 17 anos, 3º ano, também ficou entusiasmada com o novo documento. “Ter o título em mãos é uma das portas que se abrem para a maturidade. Agora, a nossa responsabilidade aumenta, já que estaremos aptos para decidir a vida política da nossa cidade, Estado e do nosso país, a escolher os nossos governantes. Estou muito feliz pela oportunidade, pois já tinha este desejo há tempos”, comemora a estudante.
O atendimento coletivo dos estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias, segundo a diretora da unidade escolar, Eliete Silva, foi fruto de uma parceria entre o colégio, o TER-BA e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). “Consideramos o momento muito importante para os nossos estudantes, que manifestaram interesse em tirar o seu título para exercer a sua cidadania, a partir do direito de votar e escolher os nossos governantes”, pontuou a gestora, completando que a discussão sobre a importância de obter o título eleitoral foi estimulada em sala de aula.
Título de eleitor – Conforme dados do TRE, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro. Quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
0 comentários :
Postar um comentário