Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de junho de 2016

Caravana da Justiça Social chegou à Alagoinhas

Levando serviços nas áreas de assistência social, jurídica, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil e saúde, a Caravana aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e contou com a presença do secretário Geraldo Reis,

A Caravana da Justiça Social chegou, nesta sexta-feira (17), à Alagoinhas, no Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano, levando à população os mais variados serviços nas áreas de assistência social, jurídica, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil e saúde. A ação aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, das 8h às 14h, e contou com a presença do secretário Geraldo Reis, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), órgão realizador do evento.

Além de acompanhar os trabalhos da Caravana, Reis aproveitou para realizar visitas aos equipamentos e serviços financiados e co-financiados pela Secretaria de Justiça Social em Alagoinhas, na perspectiva de estreitar a relação de parceria.

"A Caravana da Justiça Social é uma ação de integração dos serviços ofertados pelo Estado para a comunidade. Em um só dia, possibilitamos atendimentos jurídicos, de documentação, testes e exames de saúde, atividades para juventude, assessoramento aos gestores e técnicos da assistência social, entre outras ações. Já passamos por Serrinha, hoje em Alagoinhas e no domingo estaremos em Lauro de Freitas. Em cada município, visitamos os equipamentos parceiros da nossa secretaria, com o objetivo de estreitar as relações e fazer gestão na ponta", explicou Reis.

Pela manhã, o secretário e comitiva visitaram o Centro de Referência Especializado da Assistência Social CREAS, a Casa de Passagem Belém, comunidade terapêutica conveniada, que atende a adolescentes e jovens dependentes de substâncias psicoativas, o Centro Social Urbano CSU, e participou das ações da Caravana da Justiça Social no Colégio Modelo. Pela tarde, o secretário visitou a Pastoral do Menor de Alagoinhas.

Atendimentos - Uelton Barreto dos Santos, 45 anos, saiu muito contente da Caravana da Justiça Social, por ter conseguido gratuidade para retirar a segunda via de sua carteira de identidade e certidão de nascimento, além de poder agendar para fazer sua carteira de trabalho no município. "Estou adorando os serviços oferecidos aqui, porque facilita muito nossa vida. Agora vou ter a possibilidade de retirar três documentos de graça. Com minha nova carteira de trabalho em mãos, procurar emprego fica mais fácil".

Os moradores do município fizeram carteira de identidade (RG) e carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento e casamento, e receberam carteirinhas de Passe Livre Intermunicipal (para pessoa com deficiência). Os que necessitavam reclamar sobre direitos do consumidor foram atendidos por uma equipe do Procon.

Saúde - Marcação de exames e consultas, teste rápido de HIV e glicemia e distribuição de preservativos foram os atendimentos de saúde disponibilizados pelo município, além do Cadastro do Bolsa Família e orientação aos beneficiários da Assistência Social. Nos casos da testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, além do próprio exame, os pacientes foram orientados sobre a importância da prevenção e da utilização do preservativo. “No caso de resultado positivo, o paciente recebe aconselhamento específico e é encaminhado à unidade de saúde do município para acompanhamento e tratamento”, explica a enfermeira Sheila Pereira.

Juventude - Durante as atividades da Caravana, os alunos do colégio, além de utilizarem alguns dos serviços ofertados, participaram do momento Diálogo com a Juventude e assistiram à aula prática do Trailer de Ciência, do Projeto Semente de Ciência, uma parceria da SJDHDS com a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional).

“Por meio de experimentos práticos na área de química, física e biologia, levamos às unidades escolares uma maneira diferente de ensinar ciência aos jovens”, informou o professor do projeto, Bruno Cheto. Segundo ele, a ação envolveu muitos estudantes, por se tratar de uma aula prática de assuntos que muito deles, por muitas vezes, só conhecem na teoria. Cursando o terceiro ano, Patrícia Barreto, 17 anos, assistiu atenta à aula. "Achei muito interessante essa atividade, porque tudo que já havíamos aprendido em sala de aula vimos, hoje, de maneira mais dinâmica e divertida”, disse.

A próxima Caravana acontecerá neste domingo (19), na Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas e, no fim do mês, no Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista, Planalto e Anagé. Também está prevista a ida ao Baixo Sul, em Valença e Litoral Sul, em Itabuna.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑