Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Centro de Referência LGBT encerra ciclo de debates com oficina de maquiagem

A ação teve como objetivo oferecer um espaço de discussão acerca dos direitos e cidadania da população LGBT.


Com um curso de transformismo e maquiagem ministrado pela arquiteta, urbanista e empresária Dion Santiago, o Centro de Referência LGBT, localizado no Rio Vermelho, fechou o ciclo de palestras voltado para o mês da diversdidade, celebrado em maio, nestasexta-feira (03). Durante o evento, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (3), a população teve a oportunidade de aprender dicas de maquiagem para diferentes tipos de rostos e se arrumar da melhor forma, além de trabalhar o empoderamento feminino trans.

Responsável pela oficina de hoje, Dion ficou encantada com o alcance do evento. “Conseguimos atingir um público além do LGBT. A participação de homens e mulheres me fez sentir mais interesse em falar, mais confiança. Falar sobre minha trajetória de vida e sobre o transformismo como ofício de viver foi bom. De uma forma direta, básica, passei  dicas de maquiagem. Valeu a pena. Foi um curso proveitoso e quero voltar para uma outra sessão. Foi muito válido, e contribuir com o centro foi ótimo. É sempre bom somar e mostrar nossas capacidades”, salientou Santiago. 

A auxiliar administrativa Rita Sampaio, de 52 anos, participou das oficinas e achou interessante o ciclo de palestras oferecidos. “Maquiagem não é muito minha praia, mas é interessante para quem gosta. As demais foram ótimas, fiquei satisfeita com os comentários e com as perguntas feitas pelas pessoas presentes”.  O auxiliar de serviços gerais Ed Martins, de 42 anos, também esteve presente em todas as oficinas e ficou feliz em aprender mais sobre a questão de gênero e nome social. “Tirei muitas dúvidas. Os eventos são bons e é sempre bom ter essas ações”.

Debates - Segundo Vida Bruno, coordenador do Centro, os debates receberam uma média total de 400 pessoas nas três tardes, e o desta sexta-feira foi especial, pois trabalhou o comportamento e a estética, necessários para enfraquecer o preconceito. “Com esta ação atraímos pessoas para conhecer seus direitos como cidadão, a questão do nome social, até porque são mulheres especiais com uma série de estigmas”, disse Bruno. Durante as sextas, foram debatidas dúvidas recorrentes, o que, de acordo com o gestor, resultou num efeito positivo, por aglutinar pessoas diferentes atrás de respostas iguais.

O evento contou ainda com debate sobre direitos de Personalidade e Dignidade Humana e Casamento Homoafetivo, realizado nos dias 13 e 20 de maio. A ação teve como objetivo oferecer um espaço de debates acerca dos direitos e cidadania da população LGBT. O Centro de Referência LGBT fica localizado na Avenida Oceânica, 3.731, Rio Vermelho. As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do whatsapp do Centro (71) 98622-5494 ou através do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.​

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑