Existem diversos insetos que podem picar a população, causando ou não problemas maiores. Alguns insetos apenas picam para se defender, pois se sentem ameaçados, esse é o extinto animal. Muitos acabam sendo os transmissores de doenças. Outros, além da picada, também soltam um veneno que pode ou não ser muito nocivo a saúde, isso dependerá da espécie que picou.
Uma das espécies que possuem veneno ao morder ou picar são as aranhas. Muitas delas não são venenosas, mas não se engane quanto ao tamanho, pois as mais venenosas costumam ser as menores aranhas, como a aranha marrom por exemplo. Saiba mais sobre essa espécie.
A aranha marrom
É uma das menores aranhas do mundo, mas nem por isso não causa danos a saúde, pelo contrário, é uma das mais perigosas das aranhas. Medindo apenas 12 mm a 3 cm de tamanho, a aranha marrom pode se reproduzir muito rapidamente, chegando a colocar cerca de 130 ovos por vez. Elas possuem 6 olhos e as fêmeas alcançam a maturidade sexual com 1 ano de vida e os machos com 1 ano e 3 meses.
A aranha marrom costuma atacar normalmente ao ser pressionada em algum lugar, ou seja, quando vamos vestir alguma roupa, usar toalhas ou sapatos que a aranha esteja dentro. Até mesmo na cama, ao se mexer, a aranha ataca como um sistema de defesa. Prefere climas mais quentes, úmidos e temperados.
Recentemente a comerciante Edneusa Bispo dos Santos, de 44 anos, morreu no mês de março, um mês após ser picada no seio por uma aranha na Bahia. A mulher estava internada no Hospital de Simões filho, cidade da região metropolitana de Salvador, desde o dia 17 de fevereiro. O enterro foi realizado também nesta sexta-feira, no cemitério do mesmo município onde está localizada a unidade de saúde.
A família da comerciante diz que desde que ela foi picada, no dia 10 de fevereiro, a busca por atendimento virou uma peregrinação. Primeiro, ela tentou atendimento em um posto de Arembepe, no Litoral Norte da Bahia, no dia seguinte à picada. No mesmo dia, Edileuza esteve em uma clínica particular, na Liberdade, em Salvador, onde fez uma ultrassom e foi medicada.A aranha que teria picado Edineuza Bispo é da espécie conhecida como aranha marrom. O veneno é bastante agressivo.
A espécie não é comum na Bahia.
Em casos de picadas de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e cobras, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade especializada.
Em Salvador, a referência nesse tipo de tratamento é o Ciav. Conforme o diretor do centro, Daniel Rebouças, para se ter uma resposta mais eficaz, o soro deve ser aplicado até 36 horas depois da picada.
"Ele [o soro] vai atuar no veneno, que supostamente ainda estaria circulando no sangue porque depois que o veneno se impregna nos tecidos, o soro já não tem efeito", explicou Rebouças.
Existem diversos insetos que podem picar a população, causando ou não problemas maiores. Alguns insetos apenas picam para se defender, pois se sentem ameaçados, esse é o extinto animal. Muitos acabam sendo os transmissores de doenças. Outros, além da picada, também soltam um veneno que pode ou não ser muito nocivo a saúde, isso dependerá da espécie que picou.
0 comentários :
Postar um comentário