O projeto Beco Ocupado encerra os quatro meses de atividades artísticas e formativas com a peça ‘Rebola!’, nova montagem do Teatro da Queda que discute a necessidade de espaços para a comunidade LGBTQI - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers e Intersexuais.
Até dia 18, às 22h, o público pode conferir o espetáculo, que problematiza a invenção do gueto e faz homenagem à criação e resistência de espaços de articulação para o segmento LGBTQI. A ação acontece no espaço batizado de Xampoo, no Beco dos Artistas, no Garcia, em Salvador. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento à cultura administrado pelas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e Cultura (Secult).
Na história, uma trupe de artistas luta para manter aberto o ‘espaço Xampoo’. A ideia do Xampoo, espaço de ocupação oficial do Teatro da Queda e da Kalik Produções, é que seja um lugar que possa realçar o brilho do Beco dos Artistas, limpar os fios do tempo em que um espaço tão glamoroso ficou sem cuidado, além de provocar outras mentes para se juntar à ideia.
Em cena, integrantes do Teatro da Queda atuam ao lado de jovens atores selecionados através da oficina ‘Elementos da Arte Drag e Teatral’, realizada pelo projeto em março e abril, e ainda tem a participação especial do ator Hamilton Lima, um veterano do Beco dos Artistas. O espetáculo é dirigido por Thiago Romero, com texto de Daniel Arcades e direção musical de Jarbas Bittencourt.
Espaço da diversidade
O projeto ‘Beco Ocupado’ teve como objetivo lançar os olhos a um dos espaços de maior importância para os artistas e o público LGBTQI da cidade. Localizado no Garcia, o Beco dos Artistas foi famoso por décadas pelo grande movimento de sujeitos comprometidos com a diversidade sexual. No local, além de diversão e lazer, diversos movimentos políticos e artísticos nasceram e ganharam forma.
Um dos espaços do beco, o antigo bar Canto da Seresta, durante os meses da ocupação foi rebatizado de Xampoo, como forma de trazer mais uma vez o público ao seu lugar, com direito a uma diversa programação envolvendo mais de 100 artistas entre atores, músicos, drag queen’s, como Gina D’Mascar e Rainha Loulou, além de escritores, cineastas e oficineiros.
Fonte: Ascom/Secult
0 comentários :
Postar um comentário