“Orações ao Mistério” é um conjunto de autorretratos que fazem parte da ocupação Nativa Relativa, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos no bairro de Itapuã pela artista visual Clara Domingas. Para a programação de encerramento do Festival MINAVU, a exposição ganha o formato de montagem performática, amanhã (10), das 10h às 16h, no foyer do Cine-Teatro Solar Boa Vista.
Esta será apenas a primeira das atividades que celebram a conclusão do Festival MINAVU, que vem desenvolvendo uma série de ações desde março. Já no domingo (12), haverá Feira de Empreendedoras Criativas (14h às 20h), o Diálogo “A Mulher e o Corpo” (16h) e o esperado show da rapper paulista Tássia Reis (18h).
EXPOSIÇÃO- "Orações ao mistério" retratam metamorfoses de corpo e seguem em direção a uma possível nudez. Cada imagem é uma experiência em si, tradução e recomposição de aprendizagens e transformações existenciais/ corporais/ espirituais.
Na casa de Itapuã, sede central de Nativa Relativa, as paredes são zonas de montagem e processamento contínuos de escritos, desenhos, objetos e pinturas (feitas diretamente nas superfícies da casa ou em suportes móveis) arquivos dispostos no espaço de diferentes maneiras a cada momento.
No Festival MINAVU, a proposta de instalação performativa nas paredes internas do Cine Teatro Solar Boa Vista é uma versão do procedimento de composição em tempo real realizado na Casa de Itapuã. As imagens autobiográficas são pontos de partida para diálogos e trocas com o público. As imagens (cópias coloridas e ampliadas de diversos autorretratos) serão coladas como lambe-lambe no espaço. A montagem estará aberta ao público amanhã (10), das 10h às 16h.
FEIRA – A Feira de Empreendedoras Criativas abre a programação do domingo (12), último dia do Festival MINAVU. Das 14h às 20h, a área externa do Cine-Teatro Solar Boa Vista receberá a exposição de pequenos empreendimentos pilotados por mulheres, que comercializam manufaturas, artesanato se produtos caseiros. Também haverá artistas visuais, cozinheiras itinerantes e artistas performers convidadas. Realizada em parceria com a Cubo Arte & Cultura, a feira terá estrutura com área de convivência e discotecagem.
DIÁLOGO – Às 16h terá início o diálogo “A Mulher e o Corpo”. A mediação será atriz do Teatro Base, Laís Machado. Como convidadas, participarão Rebeca Lawinsky, a grafiteira militante, e Gabriela Silva, feminista e estudiosa dos Direitos Reprodutivos das Mulheres com ênfase em aborto.
SHOW - Às 18h, o coletivo RIMA MINA abre o momento mais esperado do dia, quando a rapper paulista Tássia Reis subirá ao palco. Com discurso contundente sobre racismo, feminismo e afirmação da identidade negra, Tássia Reis, que também é dançarina de street dance e profissional de moda,vem imprimindo sua marca e sacudindo as estruturas da cena rap nacional.
Com uma voz doce e a determinação que quem usou o rap para fazer sua própria poesia, ela já participou de projetos com nomes como Emicida e Marcelo D2, e foi convidada para abrir a turnê do RacionaisMc’s. Em 2014, lançou EP com seis faixas que a posicionou no hall das novas cantoras de qualidade no cenário brasileiro.
FESTIVAL MINAVU – Durante quatro meses, de março a junho deste ano, o MINAVU, coletivo de mulheres artistas, realizou seu primeiro festival, que buscou incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte.
O Festival MINAVU é uma realização do Coletivo MINAVU e da Multi Planejamento Cultural, com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia - SeculBA.
SERVIÇO
14h às 20h - FEIRA de Empreendedoras Criativas - Curadoria CUBO arte & cultura
16h DIÁLOGO A Mulher e o Corpo – Com mediação de Laís Machado e participação de Rebeca Lawinsky e Gabriela Silva
18h SHOW – Tássia Reis - R$10 e R$5
0 comentários :
Postar um comentário