Publicação é iniciativa do Projeto Abraço à Microcefalia em parceria com o Movimento Down
O Projeto Abraço à Microcefalia, em parceria com o Movimento Down, lançou no último sábado, 11/06, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, o informativo “Três vivas para o bebê! Guia para mães e pais de crianças com microcefalia”. A cartilha traz informações e depoimentos de pais e mães de crianças que nasceram com a síndrome da microcefalia, buscando abordar o fato de forma apropriada e bem real.
O guia aborda desde o momento da notícia do bebê na barriga, passando pelas fases de descobertas e emoções envolvidas, os cuidados necessários com a saúde e o acompanhamento clínico do bebê, e a legislação vigente para pessoas com deficiência. A publicação explica ainda o que é a microcefalia, suas causas, como o Zika vírus pode afetar o desenvolvimento do feto, entre outros pontos. A publicação conta com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador).
O Projeto Abraço foi criado com o intuito de apoiar mães e filhos acometidos com a síndrome, disponibilizando apoio complementar ao tratamento com orientações e dicas, bem como a realização de palestras, oficinas com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, pediatras e neuropediatras.
De acordo com Maria Joana Passos, umas das mães fundadoras, a ideia do Projeto Abraço evidencia o que as mães desejam para esse momento: "algo que nos acolha com carinho. Algo que cuide e que permita uma troca de experiências e sentimentos, de forma respeitosa e amorosa. Algo que nos envolva nessa nobre tarefa de sermos mães de crianças que nos ensinam formas de viver a diferença” explica, acrescentando que a proposta é que, por meio desse projeto, possa se fortalecer a rede de apoio, auxiliando as mães a enfrentar as adversidades e identificar as trilhas possíveis para suplantar os desafios.
A ideia do guia é compartilhar o que foi sentido pelos pais de crianças com microcefalia desde o momento da notícia, e o que eles gostariam de ter ouvido nessa hora. “Os primeiros momentos foram difíceis, mas com o tempo aprendemos que nossos filhos são crianças como outras quaisquer, com um futuro promissor pela frente, e vimos que seu nascimento trouxe muitas alegrias para a família”, explica o Movimento Down na apresentação do guia.
0 comentários :
Postar um comentário