O Posto Avançado (PA) de Jequié do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou nesta segunda –feira (20), fiscalização preventiva para vendas de fogueiras proveniente de arvores nativas durante o período junino.
A operação estava em concordância com o decreto estadual nº 14.024/2012 que prevê punição para comercialização de madeira proveniente de árvores nativas, incluindo aplicação de multa e apreensão, dependendo da gravidade dos fatos ocorridos.
Os técnicos do Inema, responsáveis pela fiscalização preventiva, visitaram seis pontos de comercialização e constataram que as mesmas são oriundas do Eucalipto. Árvore de origem do continente da Oceania, cultivada no Brasil desde 1909, pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, funcionário da CIA paulista que desenvolveu o plantio no Brasil, principalmente na região de Minas Gerais.
A madeira investigada pelo PA de Jequié estava em conformidade com as leis nacionais, sendo proveniente de reflorestamento, o que previnem a destruição das matas nativas, diminuindo os impactos para com o meio ambiente.
A atividade preventiva realizada pelo órgão apresentou pontos positivos para a Mata Atlântica não causando prejuízos para o meio ambiente.
0 comentários :
Postar um comentário