Neste domindo (19), na Caravana de Justiça Social, o secretário Geraldo Reis, da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) vai inaugurar uma Unidade de Inclusão Socioprodutiva do Vida Melhor, certificará 642 empreendedores do programa Vida Melhor Urbano, e anunciará a construção da Cozinha Comunitária do CSU Portão, em Lauro de Freitas.
Inauguração da Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis), certificação de 642 empreendedores do Programa Vida Melhor Urbano, entrega de kit padaria e anúncio de construção da cozinha comunitária. Essas são algumas das ações que a Caravana de Justiça Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) levará, neste domindo (19) à Região Metropolitana de Salvador. O evento acontecerá no Centro Social Urbano (CSU) de Portão, em Lauro de Freitas, e contará com a presença do secretário, Geraldo Reis.
A primeira ação de Reis, na Caravana de Justiça Social será a inauguração, às 9h, da UnisMetropolitana I, construída no espaço físico do CSU de Portão. Pioneiro como serviço público de assistência técnica urbana para os empreendimentos informais no Brasil, o equipamento do Programa Vida Melhor Urbano (PVMU) coordenado pela SJDHDS, serve de ponto de apoio para os técnicos e agentes de desenvolvimento que fazem estudos de viabilidade econômica dos pequenos empreendedores individuais e familiares, além de encaminhá-los para acesso ao microcrédito e assistência técnica.
Certificação - Depois da inauguração da Unis, serão certificados 642 empreendedores locais, pessoas prioritariamente inscritas no CadÚnico, na faixa etária de 18 a 60 anos, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O público prioritário do Vida Melhor é composto por trabalhadores sem carteira assinada, trabalhadores autônomos sem Previdência, desempregados, trabalhadores de empreendimentos populares, povos e comunidades tradicionais.
Cozinha comunitária – Também no espaço do CSU de Portão será construída uma cozinha comunitária, resultado de emenda parlamentar da deputada federal, Moema Gramacho, no valor de R$ 1 milhão. A construção do equipamento está entre as ações do governo na RMS que serão anunciadas na Caravana. Para estimular a autonomia e desenvolvimento de pequenos empreendedores locais, será entregue um kit padaria às mulheres da Associação das Mulheres de Itinga (Ammiga).
Serviços - Prevendo atendimento a cerca de 800 pessoas, a Caravana da Justiça Social vai disponibilizar vários serviços relacionados à documentação pessoal, Passe Livre, conta de energia, atendimento jurídico e de saúde, entre outros.
Vida Melhor Urbano (PVMU) – Programa do Governo do Estado, o Vida Melhor Urbano, coordenado pela SJDHDS, tem como objetivo complementar a estratégia de proteção social a partir do apoio à ampliação da produção e da renda das famílias. Os empreendedores da economia informal demandam apoio para ampliar os seus pequenos negócios, responsáveis pela renda familiar, fortalecendo, desta forma, as economias dos bairros populares.
0 comentários :
Postar um comentário