O coletivo Undergomes leva ao Forte da Capoeira, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, neste sábado (4), às 16h, a terceira edição da sua festa. O evento é gratuito, com classificação de 18 anos, e apresenta como atrações musicais Djalma, Lord Breu, Sangue de Índio, Se?Se:Não! e as performers Kae, Paula da Selva, Joline Andrade, Euvira e Malayakasn. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
Desde o mês de abril deste ano, com o propósito de produzir ocupações artístico-culturais em Salvador, utilizando os espaços culturais estatais como pontos de encontro de artistas autorais independentes, a Undergomes reúne músicos, coletivos, produtores, artistas visuais e performers, em três eventos.
No início de 2011, os amigos e artistas da cena alternativa baiana, Daniel Lisboa (cineasta), Jan Cathalá (músico e artista visual), Juracy do Amor (músico) e Caetano Britto (artista visual), se uniram com o intuito de renovar, reinventar a noite da capital baiana. Tudo começou quando o coletivo movimentou a cena noturna de Salvador, realizando festas hedonistas nos antros do centro da cidade.
Deslocamento foi a palavra de ordem. Sair dos tradicionais bairros boêmios da cidade e mergulhar no antigo e decadente centro da cidade. Redescobrir o charme e o glamour das antigas casas noturnas e buscar no underground o que ele tem de melhor, sua força, originalidade e magia. Foram 15 festas em um ano - dez Quintas Trash, três Sextas Trash e duas Boa Noite Cinderela, que levaram centenas de pessoas à noite do centro.
Fundo de Cultura
Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artísticas e culturais baianas, o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. São financiados, preferencialmente, aqueles que, apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.
O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação - Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.
Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)
0 comentários :
Postar um comentário