A consciência ambiental pode começar dentro de casa ou no trabalho. Ideias simples e criativas deixam o lar e o escritório mais charmosos e funcionais, e contribuem com o meio ambiente através de soluções sustentáveis. A iniciativa pode ser mais ampla e abranger todo o projeto arquitetônico ou envolver a decoração de interiores, também com resultados expressivos. A ideia central é repensar o consumo a partir da premissa do que é útil e necessário.
“A primeira regra é reutilizar o máximo possível, rompendo com a ideia de que chique é jogar tudo fora e comprar todos os objetos novos. Chique mesmo é cuidar com amor e consciência do seu espaço, com o mínimo de impacto negativo para o meio ambiente”, afirma a arquiteta Fátima Falcon. Ela explica que é possível criar cada projeto sob um pensar consciente, buscando gerar o menor impacto possível à natureza, descartando o mínimo, reutilizando o máximo.
Um dos caminhos para essa reutilização é dar novos significados ao que parecia não ter mais uso e valor. Foi o que aconteceu com duas portas de madeira que seriam descartadas e que, apoiadas em dois cavaletes, se transformaram em um balcão criativo na loja Euzaria, no Shopping Barra. O projeto sustentável do espaço foi assinado por Fátima e pela designer de interiores e idealizadora criativa Nyala Cardoso, sócias da Mimo Arquitetura e Arte Consciente. Já bastões de madeira revestidos de palha encontrados em um Ecoponto viraram o varal para as cortinas dos provadores e também peça de sustentação da estante de exposição dos produtos.
Ideias criativas e sustentáveis também podem ser utilizadas dentro de casa. É possível construir uma estante personalizada com caixotes plásticos ou de pinho. “Você pode montar uma estante com caixotes de feira, prateleiras de pinus e um engradado de cerveja fazendo a vez de bar, e ter um móvel criativo e moderno no seu estar”, explica a designer de interiores Nyala Cardoso.
***
Mimo Arquitetura e Arte Consciente
Em iorubá, língua mãe de nossos ancestrais, mimo quer dizer consciente. É também um carinho, uma gentileza. Baseadas nesses valores e com o propósito de criar uma empresa de arquitetura e design de interiores que desenvolvesse um pensar consciente e uma nova relação com o consumo, a arquiteta, urbanista e produtora artística Fátima Falcon e a designer de interiores, escritora e idealizadora criativa Nyala Cardoso criaram a Mimo. O estúdio de arquitetura e ideias desenvolve projetos desde a fundação, reformas e design de interiores, além da consultoria decór. Em ação e em sintonia com os desejos de cada cliente, a dupla cria espaços de aconchego.
0 comentários :
Postar um comentário