O Museu de Arte da Bahia promove nesta quinta-feira, às 14h, mais uma edição do projeto "Processos Criativos" convidando para proferir palestra sobre o tema "Tecnologia Digital", a coreógrafa e professora da Escola de Dança da UFBa, Ludmila Pimentel, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, com pós graduação em Coreografia pela UFBA. Ludmila estuda desde 91 as interfaces entre a dança e a tecnologia e criou, com a ajuda de "softwares", efeitos gráficos na dança e "performances" como fez para "Isadora","Storyboard plus" e "Life Form", entre outros. Entrada franqueada ao público.
Reconhecida no Brasil, Espanha, Inglaterra, Alemanha e nos Estados Unidos pelos aplicativos criados por ela para interagir com a dança, Ludmila Pimentel pontuou que "em tempos líquidos de informações aceleradas, e vivendo ainda na supermodernidade, que inclui o digital como estruturante e não como acessório/opcional, nos preocupamos em refletir como se altera e se configura os novos modos de fazeres artísticos com a tecnologia digital. E prosseguiu argumentando : "Existem novos procedimentos? Novas ferramentas? Novas poéticas a partir do digital? Ou como em todas as outras épocas anteriores os artistas estão apenas redimensionando seus fazeres a partir das possibilidades contemporâneas"? A importância desse debate com a sociedade, implementada pelo diretor do MAB, Pedro Arcanjo , mereceu da coreógrafa baiana o reconhecimento descrito em forma de "Parabéns ao MAB, que se insurge na cidade cotidianamente com propostas instigantes, possibilitando aos intelectuais e artistas, aprofundar questões pertinentes do fazer e do pensar artístico."
O Projeto "Processos Criativos do Museu de Arte da Bahia" vem recebendo artistas baianos para apresentar e discutir junto a sociedade, a arte em suas várias faces até a Criação, e faz parte do programa de Palestras que o MAB promove para divulgar a exposição que está em cartaz no seu Salão de Exposições, em parceria com a Escola de Belas Artes da UFBA: "Artes Visuais da Bahia: A produção da Mulher na Contemporaneidade", que fica aberta ao público até o dia 30 de setembro de terça a sexta-feira das 13 às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
0 comentários :
Postar um comentário